Exemplos de Resenhas

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Filme "O Patriota"

O Patriota

(The Patriot, 2000) - Ação / Drama - 175 min.

   O filme "O Patriota" foi dirigido por Roland  Emmerich e seu roteiro foi escrito por Robert Rodat (Escreveu também o roteiro de "O Resgate do Soldado Ryan").Fazem parte do elenco os atores Mel Gibson e Heath Ledger, dentre outros. O filme é ambientado na Carolina do Sul em 1776, e o seu contexto histórico é a Revolução Americana. Trata-se de um assunto histórico, porém com abordagem emocional. O pai,  Benjamin Martin (Mel Gibson) luta ao lado de seu filho idealista Gabriel (Heath Ledger), para defender a sua família e a causa  Norte Americana (Independência das treze colônias que estavam sob o domínio Britânico). Ex- combatente de guerra, agora com seus sete filhos, sofre com o conflito espiritual e moral por ter cometido ações cruéis no passado.
   Benjamin Martin, viúvo, vive com seus sete filhos (Gabriel,  Thomas, Samuel, Nathan,  Margareth,  Willian e Suzan) em uma fazenda na Carolina do Sul. Ele é então convocado para ir a Filadélfia para expor a sua decisão de participar da guerra. Logo, decide não participar da guerra. Contudo, seu filho Gabriel idealista defende a causa Norte Americana e ingressa no exército. Com o intuito de proteger seu filho, acaba ingressando também. Sua fazenda foi transformada em palco de guerra e nessas circunstâncias teve seu filho Thomas assassinado pelo Coronel Willian Tavigton que servia o Rei George III da Inglaterra. Durante sua jornada na guerra, buscou incessantemente vingança pela morte de seu filho, travando uma batalha pessoal com o seu  inimigo.
   Benjamin Martin, organizou uma milícia composta por colonos civis, escravos e fazendeiros que combateu ao Sul dos EUA. Durante um dos conflitos seu filho mais velho é assassinado também. Infeliz por não  poder salvar seu próprio filho, decide sair da guerra e voltar para casa. No entanto, ao ver a bandeira que seu filho tanto lutou para honrar, fez com que ele continuasse a defender a causa.
   Os milicianos receberam apoio da França, que foi representada por Jean Villeneuve, obtendo assim a vitória ao final da Revolução. Desse modo pode -se dizer que a Revolução Americana começou no norte, foi travada no sul e vencida pelos franceses.
   Concordo com a opinião do diretor ao fazer reflexões sobre a relação da Revolução Americana com a guerra Contemporânea de Kosovo, ao dizer que as guerras são combatidas por razões políticas, mas poderiam e deveriam ter sido resolvidas de forma política, porém com negociação e não com violência. Apesar da discriminação que sofreram, os negros foram importante na formação do país. O filme inspira temáticas sobre ufanismo, ideologia e unificação da nação. Esta revolução realmente merece destaque histórico, por ter tido como uma das consequências a criação do primeiro governo democrático do mundo.
Odileila Costa

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O filme "O Patriota" pode ser adotado como uma ferramenta de conhecimento histórico da Revolução Americana. Muito interessante, pois pode atrair os espectadores pela forma de como o filme é contado, a trágica morte dos filhos de Benjamin Martin, a força que ele encontrou para continuar a honrar e defender os seu ideais.Ao vermos o filme podemos fazer uma reflexão e até uma comparação com as guerras atuais.O autor critica a maneira como é politicamente resolvidos os problemas, as diferenças de interesses entre as nações.Concordo que é possivel fazer acordos e evitar a violência.Se não ouvesse guerras,conflitos, o mundo seria melhor.

    Marcos Vinicius Ataide Guerreiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o mundo seria melhor mesmo muito melhor

      Excluir
  3. eu amei esse filme ... Gostei tbm do resumo.. taah de parabens qm fez esse resumo.... *-*

    ResponderExcluir
  4. Eu assisti o filme na escola, gostei pq fala dum marco grande para EUA, a sua independencia que ficou na HISTÒRIA!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito!!me ajudou!

    ResponderExcluir
  6. Em vários sites têm escrito as mesmas coisas com as mesmas palavras. Gostaria de saber se os recursos audiovisuais do filme estabelecem uma ideologia política.

    ResponderExcluir