Exemplos de Resenhas

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

sinopse e resenha do filme "Alexandre o Grande". Por: Jayane Libbne.

1- SINOPSE DO FILME “ALEXANDRE, O GRANDE”
O filme “Alexandre, o Grande” trata-se de um épico histórico, onde nos é apresentado a vida e glória de Alexandre, o Grande. O filme retrata a infância, a adolescência(ao qual foi instruído por Aristóteles) e a assunção deste rei ao trono da Macedônia, após o assassinato do seu pai, o Rei Felipe, o Caolho.
O elenco conta com o ator Colin Farrel no papel principal, com a atriz Angelina Jolie que interpreta a mãe Olympia (com que Alexandre tem uma relação de amor e ódio), e o roteiro foi escrito por Oliver Stone juntamente com Christopher Kyle e Laeta Kalogridis.

2- RESENHA DO FILME “ALEXANDRE, O GRANDE”

       O filme retrata a vida de um grande conquistador que viveu por volta de 490 a.C, o que mais nos choca no filme, sem dúvida, são as cenas que retratam a educação grega pautada na filosofia e fortemente militarizada.
      O sonho que Alexandre tinha de conquistar o mundo também estava respaldado na vontade que este tinha de fazer com que este modelo de educação fosse difundido entre os povos.
     Alexandre fora um nobre educado para ser guerreiro, quando criança, era obrigado a lutar com semelhantes, porém, nestas batalhas, perdedores e vencedores se respeitavam. Talvez, por isso Alexandre sempre devolvia as cidades conquistadas aos reis derrotados, fazendo deles, aliados.
   A obra também nos faz refletir sobre como a educação dada a uma criança pode refletir em sua personalidade, no caso de Alexandre, este presenciou os dois extremos: de um lado a mãe o incentivava a ser um guerreiro forte e vencedor; do outro, um pai que o subestimava.
  A nosso ver, a megalomania de Alexandre está totalmente ligada ao desejo que este tinha de mostrar ao pai (embora este já estivesse morto antes das conquistas territoriais começarem) que podia ser um vencedor, e a mãe, que ele (Alexandre) havia se tornado o filho que ela sempre quis ter.   

17 comentários:

  1. A resenha informa bastante sobre o filme,apesar de nunca tê-lo assistido,agora vou assiti-lo para saber mais sobre a história de Alexandre.
    Suzany Almeida

    ResponderExcluir
  2. Alexandre, o gato! Isso sim que é ator!:-)

    ResponderExcluir
  3. Alexandre, O Bambi!hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia ser ''bambi'' , mas era ensinamentos que eram passados de Aristóteles para seus alunos , com a união de dois homens , seus conhecimentos eram compartilhados , nunca ousei e deixei falarem mau de Alexandre pois ele é considerados por muitos o maior guerreiro e estrategista da história.Verifique sua história antes de dizer qualquer coisa está bem ? Abraço ....

      Excluir
  4. A resenha é muito instigante e este filme é um otimo material para ser trabalhado em sala de aula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e chato pra caramba,ter que trabalhar isso na aula, ainda mais de sociologia!

      Excluir
  5. ele é gato mais q pena baby.

    ResponderExcluir
  6. É um filme maravilhoso, principalmente para observação; seu desenrolar e fim me deixou contente por ser realista com os serios acontecimentos acontecidos...

    ResponderExcluir
  7. incrivel como uma pessoa soberba como essa que escreveu a sinopse está fazendo um curso tão micho no ufpa isso pq dizia que ia ser médica!! hui
    sou mais ser biomédico

    ResponderExcluir
  8. Sabe é por isso que o mundo em que vivemos hoje nao vai pra frente. Com essa ignorancia das pessoas as crticas e tudo mais... Hje independente se ele era gay ou não isso não desrespeita a ninguem mais com certeza voceis vão pagar e a justiça vem de deus...
    Esse filme é muito importante esse filme pode me ajudar muito afinal meu futuro depende de tudo que eu aprendo na escola e tudo mesmo por isso que eu nao julgo pois la na frente eu vou ter um belo futuro e olhar esses palhaços sofrendo... ;D

    ResponderExcluir
  9. 22 de junho de 2013, foi bastante interessante sou uma pesquisadora de filmes, e histórias ao pontuar a segunda resenha entendi com clareza Aristóteles um Filosofo brilhante, não vi nada de errado, no filme é a cara do próprio homem sem Temor de Deus,frio onde realizou o desejo de sua mãe, a ambição pelo poder nada mais quantos entre nós em pleno século XXI, estão cometendo o mesmo.

    ResponderExcluir
  10. ate que idade pode ver esse filme??????

    ResponderExcluir
  11. Correção: Alexandre III da Macedônia não viveu por volta de 490 a.C.
    Ele nasceu em 356 a.C. e morreu em 323 a.C., com 32 anos de idade.
    Obrigado.

    ResponderExcluir