Exemplos de Resenhas

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

http://www.democraciaparticipativa.org/caritas/paginas/memorial.htm

Memorial? C´est quoi, ça? (By Prof. Cristiane) (In: http://www.democraciaparticipativa.org/caritas/paginas/memorial.html)

ESQUEMA

Esquema: técnica de estudo

Formular um esquema significa traçar o esqueleto da obra; organizar o texto com lógica, colocando em destaque a inter-relação das idéias. Um esquema ajuda o pesquisador a assimilar a matéria e levantar as idéias do texto (análise), ordenando-as (síntese). É uma forma ativa de se tomar contato com o assunto, obrigando o estudioso a retirar do texto as idéias principais, os detalhes importantes e as idéias secundárias que subsidiam as idéias principais. Ao mesmo tempo, reduz-se a poucas linhas ou páginas a obra estudada; estabelecem-se relações entre os fatos, as idéias e a idéia central do texto, subordinando-as. Por essas razões, aconselha-se aos que se iniciam na pesquisa e mesmo àqueles que necessitem realizar trabalhos acadêmicos que demandam a consulta a várias fontes, que utilizem a técnica do esquema.
O esquema deve ser elaborado mantendo-se fiel às idéias do autor, sem alterá-las. Será formulado conforme as necessidades de cada pessoa, através de gráficos, símbolos, códigos e palavras. Não há regras; fornecem-se apenas dicas para sua elaboração:
a)       após leitura minuciosa do texto, sublinhando as idéias principais e os detalhes importantes, é permitido dar títulos e subtítulos, anotando-os à margem;
b)       os sistemas de colchetes, chaves e colunas são apontados para separar as divisões sucessivas. O sistema de numeração progressiva (1, 1.1, 1.2, 2, 2.1, etc.) cabe para a identificação dos títulos e subtítulos e as letras minúsculas, ou alíneas [a), b), c)], para indicar as divisões sucessivas;
c)       para facilitar a apreensão rápida das idéias poderão ser utilizados símbolos, abreviaturas convencionais. Exemplos: ® ­ ¯ ¬ Ï Î + - « = @ ¹ ¸;
d)       os gráficos do tipo organograma são indicados nas estruturas, relações, etc.

Modelo de esquema
Texto matriz: GARCIA, Ana Maria Felippe. O conhecimento. In: HÜHNE, Leda Miranda (Org.). Metodologia científica: caderno de textos e técnicas. 7. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1997, p. 45.

Parágrafo 1º:
Relações: HOMEM  CONHECIMENTO
a)            faz conhecimento (dimensão histórica)
b)            usa conhecimento (dimensão social)
c)            posiciona-se frente ao conhecimento (dimensão política)
•              Qual o papel do conhecimento?

Parágrafo 2º:
HOMEM = ser que renasce através do conhecimento
Etimologicamente: connaissance (palavra francesa)
naissance = nascer
com = com
HOMEM => capacidade de conhecer => outros seres:
a)            possui razão = capacidade de elaborar e interpretar o conhecimento;
b)            capacidade de se relacionar;
c)            capacidade de ir além da realidade imediata => criação

Parágrafo 3º:
HOMEM, através da linguagem: interpreta o mundo real e se mostra nessa interpretação;
CONHECIMENTO é um processo; uma forma sempre nova de estar no mundo.

IDÉIA-CHAVE
HOMEM => aberto ao real (histórico) => renasce sempre => CONHECIMENTO

Prof. Cristiane   In: http://www.silviamota.com.br/metodologiacientifica/esquema.htm

FICHAMENTO DE LIVRO

Aprenda a fazer fichamento  (http://ajtrabalhos.blogspot.com/2008/03/aprenda-fazer-fichamento.html)


O fichamento consiste em armazenar em fichas informações relevantes para a pesquisa. Ao conjunto de fichas denominamos arquivo.
Este trabalho pressupõe a anotação. Anotação é um procedimento de seleção de dados para futura utilização. Uma das características marcantes de uma anotação adequada é permitirem a redação. Deste modo, elas não podem ser sintéticas demais, a ponto de serem incompreensíveis. Muitas vezes queremos reduzir a informação e usamos códigos que não são lembrados posteriormente, inviabilizando a escritura a partir deles.
As notas podem ser:

Corridas quando são registrados apenas as palavras-chave.

Esquemáticas quando se reproduz a ordenação hierárquica das partes.

Resumitivas quando se tentam a condensação do conteúdo.

As fichas compreendem: cabeçalho, corpo da ficha e referências bibliográficas. O cabeçalho engloba título genérico ou específico e letra indicativa da seqüência das fichas se for utilizada mais de uma. O corpo da ficha engloba as informações propriamente ditas. A referência equivale à indicação da fonte bibliográfica do material. Outro elemento de informação é a fonte, ou seja, a indicação da procedência do material.

Para tornar o uso da biblioteca mais produtivo, apresenta-se um método para tomar notas:
Antes de começar a tomar nota, folhear a fonte de referência. É básica uma visão do conjunto antes de se poder decidir o material a ser recolhido e usado.
Manter em cada ficha um tema ou título determinado. Colocar o tema na parte superior da ficha e, na parte inferior fazer a citação bibliográfica completa.
Incluir somente um tema am cada ficha e, se as notas são extensas, usar várias fichas numeradas consecutivamente.
Antes de guardá-las, ter a certeza de que as fichas estão completas e são compreendidas com facilidade.

As clássicas fichas de cartolina têm perdido espaço para programas de computador que garantem economia de trabalho e tempo. A vantagem de se fichar o conteúdo em computador é a facilidade de transposição delas para o texto. Basta digitar o dado a ser anotado para um arquivo de documento e copiá-lo e colá-lo ao texto do pesquisador quando for conveniente. Além disto, qualquer arquivo de documento pode ser impresso e catalogado como se fosse uma ficha comum.

No fichamento as leituras realizadas numa pesquisa bibliográfica devem ser registradas, documentadas, através de anotações, que permitem a apreensão das idéias fundamentais de cada texto. Esta é a fase mais demorada da pesquisa, pois as anotações devem ser feitas somente após a compreensão e apreensão das idéias contidas no texto.Não se pode sublinhar um livro pertencente à biblioteca; portanto, as anotações serão feitas em folhas avulsas, depois lidas, selecionadas para serem transcritas em fichas.
O fichário é um excelente instrumento de trabalho. Constitui-se na tomada de apontamentos. É o meio pelo qual o pesquisador retem o material levantado.
As anotações em fichas compreenderão resumos, análises, transcrições de trechos, interpretações, esquemas, idéias fundamentais expostas pelos autores, tipos de raciocínio etc.
Como a ficha é de fácil manuseio, agiliza a ordenação do assunto, ocupa pouco espaço e pode ser transportada sem problema, possibilitando não só o ordenamento do material, mas também sua seleção.
Para o pesquisador, a ficha é um instrumento de trabalho imprescindível. Que permite:
a) Identificar as obras;
b) Conhecer seu conteúdo
c) Fazer citações;
d) Analisar o material;
e) Elaborar críticas.

1. COMPOSIÇÃO DAS FICHAS:

As fichas são elaboradas com base em retângulos de cartão pautado, especialmente fabricado para esse fim. Há tamanhos universalmente definidos para as fichas, que são:
Tipo grande 12,5 x 12,5 cm
Tipo médio 10,5 x 15,5 cm
Tipo pequeno 7,5 x 12,5 cm

Também é possível confeccionar as fichas eletronicamente. Para tanto, basta dispor de um programa de processamento de textos ou de um banco de dados.
As fichas tanto,bibliográficas quanto de apontamentos compreendem três partes principais: cabeçalho, referência bibliográfica e texto.

2. TIPOS DE FICHAS:

Para cada objetivo ou assunto abre-se uma ficha específica, que obedecerá uma ordem numérica ou alfabética.Na ficha consta:
a) título geral (tema ou área de concentração da pesquisa);
b) título específico ( título de capítulo ou subtítulo de capítulo);
c) código de ordem de fichamento (numérica ou alfabética);
d) referência bibliográfica (conforme normas da ABNT)

De acordo com o conteúdo as fichas podem ser:
2.1 Fichas bibliográficas: comentário de toda obra, de modo resumido, indicando o pensamento do autor e concluindo com um comentário pessoal. Recomenda-se ser breve, utilizar verbos ativos (ex: analisa, contém, critica, define, descreve, apresenta, revisa, sugere e outros).
Exemplo:

Metodologia científica
(ASSUNTO OU TÍTULO) Nº1
(As fichas podem ser numeradas para facilitar sua organização)
RUIZ, João.Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo,Atlas,1977,168p.

Destaca a importância do estudo e apresenta um método para a eficiência. Apresenta indicações para o bom aproveitamento da leitura trabalhada. Indica como elaborar trabalhos de pesquisa, destacando a pesquisa bibliográfica em todas as suas etapas.
Na parte teórica, aborda a natureza do conhecimento,diferenciando conhecimento científico,filosófico, teológico, comum. Discute questões relacionadas à verdade e certeza, espírito científico,método científico, concluindo com um estudo sobre a indução. Finaliza com um apêndice referente às normas da ABNT.
Indicado para estudantes iniciantes do terceiro grau.
2.2. Fichas de citações: parte da obra , capítulo ou artigo.Transcrição fiel, deve vir entre aspas; consta o ano e o número da página ao final da citação.(seguir as orientações para citação bibliográficas utilizadas para elaborações de trabalhos científicos).

Exemplo:
Metodologia científica Nº2
SEVERINO,Antônio.J.A documentação como método pessoal. In: Metodologia do trabalho científico.3 ed. São Paulo:Cortez,1978,237p.
“Tal documentação é feita, portanto, seguindo-se um plano sistemático, constituído pelos temas e subtemas da área ou trabalho em questão” (p.111)
“...as idéias pessoais(...) também devem ser transcritas nas fichas...(p112)




2.3. Fichas de esboço ou sumário: apresenta as idéias principais expressas pelo autor, ao longo de sua obra ou parte dela. É a mais detalhada, em virtude da síntese das idéias ser realizada quase que de página a página. Exige a indicação das páginas à esquerda da ficha à medida que vai sintetizando o material.Pode ocorrer que uma idéia do autor venha expressa em mais de uma página.Nesse caso, a indicação da página será dupla.

Exemplo:
Ocupações Marginais na área rural
(título ou assunto) Setor de mineração
(pode ser usado subtítulo) 2.3
(as fichas são numeradas conforme os subtítulos)
MARCONI,Marina de Andrade. O garimpeiro – aspectos sócio-culturais. In:
Garimpos e garimpeiros em Patrocínio Paulista. São Paulo: Conselho de Arte e Ciências Humanas, 1978. p93-110.

93 Economicamente independentes, pois começam a trabalhar cedo, os garimpeiro em
geral possuem família nuclear.

95/6 Freqüentemente casando cedo, os garimpeiros não vêem com bons olhos o
celibato, considerando a aquisição de uma esposa como um ideal que lhes confere prestígio.

97 A mulher é a principal encarregada da educação dos filhos, que segue padrões
diferentes, conforme o sexo da criança.

99 O círculo de amizade é restrito, predominando os laços de parentesco e de traba -
lho. A mulher desempenha papel secundário, raramente dirigindo a palavra a homens, com exceção dos parentes.

100/ 1 O compadrio é considerado um laço forte, unindo famílias, sendo as crianças
educadas no respeito aos padrinhos, cujo relação com os pais aproxima-se da de parentesco.

102/5 A escolaridade dos garimpeiros é geralmente baixa, mas sua preocupação com os
filhos e familiares leva a insistência na escolarização, pois aspiram à independência para os
mesmos e consideram penosa sua atividade. O principal fator da baixa escolaridade é a
situação econômica, que conduz à atividade remunerada com pouca idade. Porém, em
média, sua escolaridade é mais elevada que a dos pais.

106/10 A quase totalidade dos garimpeiros é católica, tal como são ou eram seus pais, sendo
que as mulheres e filhos revelam maior assiduidade aos cultos. Mantêm, em suas residências,
sinais exteriores de suas crenças (imagens de santos). A prática religiosa está mesclada
com crendices, mas é comum a fé em promessas. Sua religião é um misto de catolicismo e
práticas mágicas.

2.4. Fichas de comentário ou analítica: consiste na explicação ou na interpretação crítica pessoal das idéias expressas pelo autor, ao longo do seu trabalho ou parte dele. Pode apresentar: comentários, análises críticas ao texto,comparações com outros trabalhos,explicitação da importância da obra para o estudo em pauta.
Exemplo:
Metodologia científica Eficiência nos estudos 1
RUIZ, João.Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo,Atlas,1977,168p.
Obra útil ao estudante iniciante de terceiro grau, principalmente quando trata do método de estudo e da leitura trabalhada. É fácil leitura e interpretação.
Posiciona-se favoravelmente ao empirismo ao tratar do método científico, não dando a devida atenção às outras correntes metodológicas..


2.5. Fichas de resumo: apresenta uma síntese bem clara e concisa das idéias principais do autor ou resumo dos aspectos principais da obra.
Exemplo:
Metodologia científica Eficiência nos estudos 1
RUIZ, João.Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo,Atlas,1977,168p.
Deve ser feito o resumo das partes principais do texto ou obra estudada.
2.6. Fichas de vocabulário técnico:utilizada para separar definições, conceitos e termos técnicos.
Exemplo:

CIÊNCIA 1
“Um conhecimento que inclua, em qualquer forma ou medida, uma garantia da própria validade”.
(ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia)
“É o conhecimento certo das coisas por suas causas principais”.
(BRUGGER, Walter.Dicionário de filosofia.)

3. Disposição do fichário:
Como há diferentes maneiras de organizar um fichário, a escolha de uma delas cabe ao pesquisador.
Organizam-se os fichários por ordem alfabética de autores, de títulos ou de assuntos.
Para separar assuntos (títulos) ou mesmo disciplinas, caso o estudante utilize um único fichário para todas as disciplinas, usam-se fichas-guia,que indicam o assunto ou o autor.Essa ficha poderá ter uma “pestana”,isto é ,ter um dos cantos mais altos que os demais, onde será anotado o assunto ou autor, para facilitar o manuseio.
Alguns pesquisadores usam cores diferentes para as fichas-guia, para melhor destaque.
Arranjo alfabético de cabeçalhos específicos de assuntos ou títulos: fichas devem seguir a chamada ficha- guia, em cujo cabeçalho, à margem superior, colaca-se a palavra-chave, ou seja, aquela que indica o assunto. O significado deve ser preciso.As fichas são ordenadas alfabeticamente por assunto.Entre as fichas-guia são colocadas as que levam os sobrenomes dos autores, também em ordem alfabética

Dicas de TCC


► And now??????

TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

O QUE É UM TCC?

Tcc significa Trabalho de Conclusão de Curso. Criado em 1983, como disciplina obrigatória no curso de Pedagogia da Universidade de Franca, logo tornou-se institucional e se estendeu a todos os cursos de graduação. Refere-se a uma dissertação científica, do cunho monográfico iniciático, que os alunos concluintes devem elaborar.
Procurou-se, por meio desta exigência, criar espaço para os estudantes iniciarem-se no campo da pesquisa, buscando ampliar os conhecimentos teóricos acumulados ao longo da graduação.

ESTRUTURA DO TCC
Todo trabalho tem que ter o seu início, meio e fim, ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão. A seguir apresentamos esta composição com mais detalhes, podendo ser compostos das seguintes partes:

PRÉ-TEXTUAIS

Capa - Obrigatório
Folha de rosto - Obrigatório
Folha de aprovação - Obrigatório
Dedicatória - Opcional
Agradecimentos - Opcional
Epígrafe - Opcional
Resumo - Obrigatório
Sumário - Obrigatório
Lista de ilustrações - Opcional
Listas de abreviaturas e siglas - Opcional
Listas de notações - Opcional

TEXTUAIS
Introdução - Obrigatório
Desenvolvimento - Obrigatório
Conclusão ou Considerações finais - Obrigatório


PÓS-TEXTUAIS
Referências bibliográficas - Obrigatório
Obras consultadas - Opcional
Apêndices - Opcional
Anexos - Opcional
Glossário - Opcional


Capa do TCC

Deve conter o nome do autor ao alto da folha, o título do trabalho ao centro e, na parte inferior o nome da cidade e o ano de apresentação. Tudo deve ser datilografado ou digitado em caixa alta sem sublinhar nem utilizar aspas e centrado na folha.

Folha de rosto do TCC

Vem imediatamente após a capa e nela aparece o nome completo do autor; no centro da folha o título do trabalho desenvolvido, sendo que logo abaixo, da metade da folha para a direita, aparece uma explicação rápida mais clara acerca dos objetivos institucionais, seguida da instituição a que se destina a pesquisa. Na parte inferior escreve-se o nome da cidade e o ano. Aqui apenas as iniciais são maiúsculas e não as todas as palavras como na capa.

Folha de aprovação do TCC

Deve conter data de aprovação, nome completo dos membros da banca examinadora e local para assinatura dos membros.

Páginas preliminares do TCC

Páginas que antecedem ao sumário. Podem ser incluídas as seguintes partes, devendo constar cada uma em página separada.
Dedicatória: essa folha não é obrigatória, mas contém texto, geralmente curto, no qual o autor dedica seu trabalho a alguém.
Agradecimentos: essa folha não é obrigatória, e visa agradecer a pessoas que tenham contribuído para o sucesso do trabalho, prestar homenagem a pessoas que não estiveram diretamente relacionadas com sua realização, a entes queridos.
Epígrafe: trata-se de um pensamento de algum outro autor e que de preferência, mas não necessariamente, tenha alguma relação com o tema.
Resumo:"Redigido pelo próprio autor do TCC, o resumo - síntese dos pontos relevantes do texto, em lingaugem clara, concisa, direta, com o máximo de 500 palavras." (França, 1996).

Sumário do TCC

É onde aparecem as divisões do trabalho, os capítulos e seções com a indicação das páginas onde se iniciam cada uma delas. Não se deve confundir com índice, para designar esta parte. Havendo mais de um volume, deve-se incluir um sumário completo do trabalho em cada volume.

Listas

Rol de elementos ilustrativos ou explicativos. Podem ser incluídas as seguintes listas:
Listas de ilustrações: relação de tabelas, gráficos, fórmulas, lâminas, figuras (desenhos, gravuras, mapas, fotografias), na mesma ordem em que são citadas no TCC, com indicação da página onde estão localizadas.
Listas de abreviaturas e siglas: relação alfabéticas das abreviaturas e siglas utilizadas na publicação, seguidas das palavras a que correspondem escritas por extenso.
Listas de notações: relação de sinais convencionados, utilizados no texto, seguidos dos respectivos significados.

Texto do TCC

Como todos os trabalhos científicos, a organização do texto do TCC deve obedecer a seqüência: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão, dividindo-se os capítulos conforme a natureza do assunto.

Referências bibliográficas do TCC

É a listagem, em ordem alfabética, numerada seqüencialmente, das publicações utilizadas para elaboração do trabalho, podendo esta ser numerada ou não. Caso deseje indicar uma bibliografia para aprofundamento do assunto, a mesma deverá aparecer em lista separada sob o título: Bibliografia Recomendada.

Anexos ou Apêndices do TCC

Documentos complementares e/ou comprobatórios do texto, com informações esclarecedoras, tabelas ou dados colocados à parte, para não quebrar a seqüência lógica da exposição. Quando há mais de um, cada anexo contém ao alto da página a indicação ANEXO, em letras maiúsculas, seguida do número correspondente em algarismo arábico, devem ser citados no texto entre parênteses.

MEDIDAS DE FORMATAÇÃO DO TCC

As medidas padrões para a formatação de cada lauda do TCC são:
  • Margem superior: 2,5 cm
  • Margem inferior: 2,5 cm
  • Margem direita: 2,5 cm
  • Margem esquerda: 3,0 cm
  • Citações: 11 cm (justificando à direita em itálico com Fonte 10)
  • Entre linhas (espaço): 1,5 cm
  • Fonte: 12
  • Tipo: Times New Roman (Fonte serifada)
  • Formato de papel: A4
Fonte: www.bibli.fae.unicamp.br/tcc.html
Prof. Cristiane

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Site que dispõe de modelo de relatório.

Olá pessoal, sabemos que uma das atividades a serem realizadas durante o seminário da disciplina "comp. e prod. de textos acad." é a entrega de um relatório, pensando nisto, resolvi dá uma forcinha para aqueles que ainda não sabem qual modelo seguir...Seus problemas se acabaram!! (hauauhua)
É só clicar no link abaixo que serás levado a uma página, nesta vc procura o arquivo "modelo de relatório", baixa, faz as devidas mudanças e pronto!
Espero ter sido útil. Abraços a todos.
Jayane Libbne.
http://sites.google.com/site/itflexafibra/home/material-aulas

sábado, 11 de setembro de 2010

Metodologia Científica

Hi friends!

Encontrei alguns links na net sobre metodologia científica, estão todos em pdf e vocês poderão salvar facilmente para consultas futuras.

O primeiro link:
Manual para Elaboração de Textos Acadêmicos

Segundo link:
Introdução à Metodologia Científica

Terceiro link:
Seminário Nacional de Monografia

Quarto (e derradeiro) link:
Metodologia Científica

Espero que tenha ajudado, aproveitem!


Patricia Domingues Alamar (Pat ^^)

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Daniele de Souza

"A educação sozinha não transforma o sociedade, sem ela tão pouco a socidade muda."
Paulo Freire

O que é um Seminário?

        O processo de transmissão/aquisição da cultura, apesar de todo o avanço tecnológico observado na área científica, ainda é fundamentalmente realizado através da leitura. Há, contudo, entre os professores universitários, a mesma queixa generalizada: os alunos não têm o hábito da leitura. O fato é que os estudantes não estão habituados a encarar a leitura como um processo mais abrangente, que envolva o leitor com o autor, não conseguindo prestar atenção, entender e analisar o que lêem. Tendo isso em vista, criou-se a "metodologia do trabalho científico" como um instrumento para aprimorar a aquisição de conhecimento nos meios universitário [...].