Exemplos de Resenhas

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Filme "O Patriota"

O Patriota

(The Patriot, 2000) - Ação / Drama - 175 min.

   O filme "O Patriota" foi dirigido por Roland  Emmerich e seu roteiro foi escrito por Robert Rodat (Escreveu também o roteiro de "O Resgate do Soldado Ryan").Fazem parte do elenco os atores Mel Gibson e Heath Ledger, dentre outros. O filme é ambientado na Carolina do Sul em 1776, e o seu contexto histórico é a Revolução Americana. Trata-se de um assunto histórico, porém com abordagem emocional. O pai,  Benjamin Martin (Mel Gibson) luta ao lado de seu filho idealista Gabriel (Heath Ledger), para defender a sua família e a causa  Norte Americana (Independência das treze colônias que estavam sob o domínio Britânico). Ex- combatente de guerra, agora com seus sete filhos, sofre com o conflito espiritual e moral por ter cometido ações cruéis no passado.
   Benjamin Martin, viúvo, vive com seus sete filhos (Gabriel,  Thomas, Samuel, Nathan,  Margareth,  Willian e Suzan) em uma fazenda na Carolina do Sul. Ele é então convocado para ir a Filadélfia para expor a sua decisão de participar da guerra. Logo, decide não participar da guerra. Contudo, seu filho Gabriel idealista defende a causa Norte Americana e ingressa no exército. Com o intuito de proteger seu filho, acaba ingressando também. Sua fazenda foi transformada em palco de guerra e nessas circunstâncias teve seu filho Thomas assassinado pelo Coronel Willian Tavigton que servia o Rei George III da Inglaterra. Durante sua jornada na guerra, buscou incessantemente vingança pela morte de seu filho, travando uma batalha pessoal com o seu  inimigo.
   Benjamin Martin, organizou uma milícia composta por colonos civis, escravos e fazendeiros que combateu ao Sul dos EUA. Durante um dos conflitos seu filho mais velho é assassinado também. Infeliz por não  poder salvar seu próprio filho, decide sair da guerra e voltar para casa. No entanto, ao ver a bandeira que seu filho tanto lutou para honrar, fez com que ele continuasse a defender a causa.
   Os milicianos receberam apoio da França, que foi representada por Jean Villeneuve, obtendo assim a vitória ao final da Revolução. Desse modo pode -se dizer que a Revolução Americana começou no norte, foi travada no sul e vencida pelos franceses.
   Concordo com a opinião do diretor ao fazer reflexões sobre a relação da Revolução Americana com a guerra Contemporânea de Kosovo, ao dizer que as guerras são combatidas por razões políticas, mas poderiam e deveriam ter sido resolvidas de forma política, porém com negociação e não com violência. Apesar da discriminação que sofreram, os negros foram importante na formação do país. O filme inspira temáticas sobre ufanismo, ideologia e unificação da nação. Esta revolução realmente merece destaque histórico, por ter tido como uma das consequências a criação do primeiro governo democrático do mundo.
Odileila Costa

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Resenha crítica do livro "The man in the Iron Mask" by Leslie Leandro.

     "The Man in the Iron Mask",  do autor Alexandre Dumas, teve a primeira publicação em 2005 pela editora Macmillan Readers. O mesmo conta a história do rei Louis XIV, rei da França em 1661, e dos mosqueteiros (Athos, Porthos, Aramis e D'Artagnan). O rei era jovem, inteligente e poderoso, mas também foi cruel e egoísta, conseguiu esconder por anos o seu irmão gêmeo Phillip em uma prisão, obrigando-o a usar uma mascara de ferro para que ninguém o reconhecesse. Cansados de sua opressão e vendo o povo passar fome, os mosqueteiros que não estavam mais na ativa, resolvem se unir para libertar Phillip. Esta é a última aventura dos amigos mosqueteiros.
     A edição contém 71 páginas dividas em 14 capítulos de pura aventura, redigido todo na língua inglesa, acompanha  um CD de áudio para que o leitor também possa ouvir a narração com emoção. Além de um bom livro de inglês com uma fácil leitura, para iniciantes no aprendizado de inglês, o mesmo desenvolve nos leitores habilidades no "listening" e no "reading".

Graduanda do curso de letras da UFPALeslie Leandro.

Green Zone - By: Diogo Milk!!*






SINOPSE


Bagdá, 2003. Roy Miller (Matt Damon) lidera uma equipe, a serviço da inteligência do exército, em busca de armas de destruição em massa no Iraque. Depois de algumas tentativas frustradas, o militar se vê diante de um cenário caótico entre seus compatriotas, o que o deixa dividido entre aplacar o anseio do governo de encontrar algo que justificasse a invasão ou descobrir a verdade dos fatos. (RC)

Uma polêmica mundial. Assim pode-se resumir o assunto tratado pelo filme “Zona Verde”. Neste filme, o excelente ator Matt Damon interpreta o oficial Roy Miller, chefe de uma equipe tática da inteligência do exército americano.
O filme retrata a guerra do Iraque, e se passa em Bagdá, no ano de 2003. Roy Miller lidera uma equipe em busca de armas de destruição em massa no Iraque. Seguindo informações frias e, acatando ordens sem sentido, Roy Miller passa a questionar o verdadeiro objetivo de suas operações, e também, questiona o próprio governo americano que incita a guerra no território iraquiano.
Uma trama em que os temas constantes são a guerra, o jogo de poder, a corrupção dentro do governo, mentiras e traições. “Zona Verde” não faz apenas uma crítica ao governo de George W. Bush, o filme também nos faz refletir sobre o verdadeiro motivo da invasão ao Iraque. Será que os EUA realmente procuravam armas de destruição em massa ou o real interesse americano estava nos poços de petróleo? Quantas vezes os EUA irá usar pretextos sem fundamentos para invadir, ocupar e destruir as nações que são seus inimigos políticos? Essas são algumas das perguntas que o filme deixa subentendidas.
“Zona Verde” mostra o que nós, ocidentais, não entendemos, pois, é impossível uma nação inimiga destruir e depois querer reconstruir outra nação, sem que haja discórdia e conflitos entre as forças armadas dominadoras e o povo dominado, então quando o governo americano, afirma que uma das intenções da guerra era destruir Saddam Hussein e seus aliados, combater o terrorismo, e reconstruir um país livre e unido, não levou em conta que há uma diferença monstruosa entre as duas nações, diferenças que envolvem religião, cultura e divergências étnicas.
O filme retrata um cenário de guerra, mas vai além do campo de batalha, pois a verdadeira guerra que, merece ser destacada é aquela travada fora do campo de batalha; é a guerra do poder, travada em um campo de batalha onde vale tudo para se alcançar a vitória.





Diogo Leite

Patah Adms- O amor é contagioso


O filme conta a história real de Patch, Após uma tentativa de suicídio e voluntariamente ser internado em um hospital psiquiátrico devido a uma depressão ,  "Patch" Adams convivendo com outros pacientes, descobre um belo dom de poder ajudar as pessoas usando o bom humor. Dois anos depois, Patch entra em uma universidade de medicina para se formar como um respeitável médico e ajudar o mundo colocando alegria no coração de seus pacientes. Em uma classe cheia, com pessoas desconfiando de suas notas e julgando mal seu modo de alegrar os doentes, Patch vai lutar contra um desafio, mas com isso vai por uma mensagem dentro da universidade que não só contagiará de alegria seus amigos, mas sim um mundo todo, pois ele provará que o Amor é contagioso.

O filme é muito bom, nos provoca e estimula no sentido de fazer com que nos mobilizemos em favor de uma atitude mais respeitosa em relação aos outros, desperta a solidariedade.Acho importante ouvir e conversar com os pacientes,não tratar apenas da doença e sim do paciente como um todo, com dignidade, respeito, amando dando o máximo de atenção.

Direção: Tom Shadyac, Roteiro: Steve Oedekerk, Elenco Original: Robin Williams, Daniel London, Monica Potter,Philip Seymour Holffman, Género: Comédia dramática, Indioma original: Inglês

Marcos Vinicius Ataide Guerreiro

sinopse e resenha do filme "Alexandre o Grande". Por: Jayane Libbne.

1- SINOPSE DO FILME “ALEXANDRE, O GRANDE”
O filme “Alexandre, o Grande” trata-se de um épico histórico, onde nos é apresentado a vida e glória de Alexandre, o Grande. O filme retrata a infância, a adolescência(ao qual foi instruído por Aristóteles) e a assunção deste rei ao trono da Macedônia, após o assassinato do seu pai, o Rei Felipe, o Caolho.
O elenco conta com o ator Colin Farrel no papel principal, com a atriz Angelina Jolie que interpreta a mãe Olympia (com que Alexandre tem uma relação de amor e ódio), e o roteiro foi escrito por Oliver Stone juntamente com Christopher Kyle e Laeta Kalogridis.

2- RESENHA DO FILME “ALEXANDRE, O GRANDE”

       O filme retrata a vida de um grande conquistador que viveu por volta de 490 a.C, o que mais nos choca no filme, sem dúvida, são as cenas que retratam a educação grega pautada na filosofia e fortemente militarizada.
      O sonho que Alexandre tinha de conquistar o mundo também estava respaldado na vontade que este tinha de fazer com que este modelo de educação fosse difundido entre os povos.
     Alexandre fora um nobre educado para ser guerreiro, quando criança, era obrigado a lutar com semelhantes, porém, nestas batalhas, perdedores e vencedores se respeitavam. Talvez, por isso Alexandre sempre devolvia as cidades conquistadas aos reis derrotados, fazendo deles, aliados.
   A obra também nos faz refletir sobre como a educação dada a uma criança pode refletir em sua personalidade, no caso de Alexandre, este presenciou os dois extremos: de um lado a mãe o incentivava a ser um guerreiro forte e vencedor; do outro, um pai que o subestimava.
  A nosso ver, a megalomania de Alexandre está totalmente ligada ao desejo que este tinha de mostrar ao pai (embora este já estivesse morto antes das conquistas territoriais começarem) que podia ser um vencedor, e a mãe, que ele (Alexandre) havia se tornado o filho que ela sempre quis ter.   

Resenha do filme Wedding Date (Muito bem acompanhada) por Dinara Silva

Resenha do filme Wedding Date (Muito bem acompanhada) por Dinara Silva
            O filme lançado em 2005 nos Estado Unidos com direção de Clare Kilner é baseado no livro de Elizabeth Young. Tem como atores principais a bela Debra Messing e o Lindíssimo Dermot Mulroney.
            O filme conta a história de Kat Ellis, uma mulher solteira abandonada pelo seu ex-noivo há alguns anos que precisa ir ao casamento de sua irmã mais nova Amy Ellis em Londres. O que Kat  não contava é que o padrinho de casamento de sua irmã é o mesmo homem que lhe abandonou.
            Para demonstrar a todos que está muito bem e que superou o abandono, Kat contrata Nick Mercer (Dermont Mulroney) para acompanhá-la durante o casamento como seu namorado. Aos poucos Kat vai descobrindo que Nick é um homem perfeito e agrada a todos na família. A relação dos dois que era pra ser apenas um disfarce acaba tornando-se uma irresistível paixão.
            O filme conta com uma maravilhosa e romântica trilha sonora. É uma excelente comédia romântica, daquelas que faz você suspirar no final!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Resenha do Filme À Prova de Fogo By Daniela Martins Gaia

Prova de fogo
Dos criadores do grande sucesso Desafiando Gigantes, que obteve espectadores de mais de 50 países em todo o mundo, logo em seguida os produtores Michael Catt e Alex kendrick criaram outro filme de sucesso Prova de Fogo , uma história baseada na vida de um de seus criadores. Este filme é rico em cenas de ação, de comédia, amor e drama, vivido por Kirk Camaron que interpreta Caleb Holt, um grande herói e capitão do corpo de bombeiros que salva vidas diariamente, embora não consiga salvar seu casamento que está preste a se desfazer em cinzas. Porém esta história mostra um desejo de um homem a reconstituir sua família através do poder da fé e com a ajuda de seu pai que lhe dá um livro “O desafio de amar” . Este filme já foi assistido em mais de 850 salas de cinema nos EUA, e foi lançado em 2009.
Comentários sobre o Filme
Segundo Kendrick, o diretor do filme, a maioria das pessoas julga o casamento como um jogo de poderes aquisitivos . Já nas leis de Deus o casamento é, principalmente, uma aliança entre os casais, ali eles se tornam uma só carne e um só espírito. É um compromisso para a vida toda.
Este filme supriu todas as minhas expectativas principalmente por conter partes emocionantes, engraçadas, dramáticas e de ação. Enquanto lamentava a tristeza de Catherine (esposa), logo em seguida via uma cena engraçada no departamento de bombeiros e angustiava-me com outra de ação. Em uma das primeiras cenas do filme o capitão do corpo de bombeiros, Caleb, disse para o companheiro: Nunca abandone seu parceiro principalmente no incêndio.
Esta frase foi bastante intrigante e nos leva a refletir em nossas vidas, a maneira que nos posicionamos diante das adversidades com amigos, parentes e familiares. De que forma podemos ajudar outras pessoas em situações difíceis da vida?
Enquanto Caleb tinha o prazer de ajudar as pessoas, salvando vidas, não tinha nenhum prazer em salvar seu casamento que estava por um fio. Ele era uma pessoa super arrogante com sua esposa e sempre achava que tinha razão.
Hoje a individualidade e a arrogância predominam na maioria dos lares. Com a correria do dia a dia, os valores são esquecidos , como: a gentileza, o carinho e o amor. Lembro-me de uma parte quando Caleb angustiado dizia ao seu pai : como posso amar uma pessoa que só me despreza ? Neste momento lembrei-me do nosso Senhor Jesus Cristo que morreu em uma cruz por amor de todos nós.
A história deste filme tem ajudado não só casais, como também as famílias em geral, resgatando o amor, a compreensão e o perdão.

Resenha de filme : The Runaways


Resenha de filme: The Runaways

 A canadense Floria Sigismondi é fotógrafa e diretora de videoclipes de vários artistas entre eles Marylin Manson, The Cure e Christina Aguilera.   Em 2010 ela estréia na direção e roteiro de filmes com The Runaways
The Runaways  conta a historia da banda de rock de mesmo nome , o período retratado no filme é de 1975-1977, o filme foi baseado no livro: Neon Angel a memoir of the runaways ,escrito por Cherie Curie a vocalista do grupo.
Em 1975 a jovem Joan Jett  (Kristen   Stewart) influnciada pelo punk rock da Inglaterra ,decide formar uma banda de rock , ela conhece Kim Fowley( Michael Shannon) famoso produtor de bandas de rock da época, ela o convence a ajudá-la a formar a banda ,Kim então apresenta Joan Jett para Sandy West(Stella Maeve) e Lita Ford (Scout  Taylor-compton) que viriam a se tornar baterista e guitarrista do grupo respectivamente.
A banda estava quase formada , mas ainda precisava de uma vocalista  Kim Fowley encontra Cherie Curie(Dakota Fanning) casualmente em uma festa e a convida para participar de testes com a banda, assim o The Runaways é formado.  Após terem feito pequenos shows nos Eua  a banda   é convidada para tocar no Japão ,depois  disso começam os desentendimentos com Kim Fowley  e as brigas com as integrantes da banda.
O filme enfoca mais Joan Jett e Cherie Curie , e deixa em papel secundário Sandy West  e Lita Ford o que foi um erro, Lita Ford  quando aparece no filme é retratada como encrenqueira e invejosa o que não condiz com a história da banda .
Kristen Stewart surpreende no papel de Joan Jett , finalmente Kristen pôde interpretar um papel diferente da sem graça Bella Swan de o crepúsculo,mostrando assim que é uma  atriz versátil.
Dakota Fanning  está  ótima no  filme ela ficou bastante parecida com a Cherie Curie e a sua performance de cherry bomb ficou melhor que a original.
O filme retrata a história da banda de forma rápida, e não muito aprofundada mesmo assim é um bom filme e vale a pena ser visto.
Curiosidade : as músicas do The Runaways tocadas no filme foram cantadas por Dakota Fanning e Kristen Stewart, mas a parte intrumental e os backing vocals foram gravados por Joan Jett  and The Blackhearts.
The Runaways
Ficha técnica: Eua 2010, roteiro e direção: Floria Sigismondi.  Elenco: Dakota Fanning, Kristen Stewart, Michael Shannon, Stella Maeve , Scout Taylor –Compton.
Suzany Almeida                                                                                                              

domingo, 24 de outubro de 2010

Resenha do fime Stardust - O mistério da estrela Por: Patricia Alamar

        Um Conto de fadas moderno
         Stardust – O Mistério da Estrela (Stardust - EUA/2007, 128min. Paramount Pictures) é um filme dirigido e produzido por Matthew Vaughn, o mesmo diretor de Kick-Ass. É baseado na graphic novel de Neil Gaiman, autor da aclamada série de HQ’s Sandman, e de Coraline, que também foi adaptado para o cinema em 2009.
                Conta com um elenco de atores famosos que inclui Claire Danes (Yvaine), Robert De Niro (Capitão Shakespeare), Michelle Pfeiffer (Lamia), Siena Miller (Victoria), Rupert Everett (Secondus), Nathaniel Parker (Dunstan Thorne), Peter O'Toole (Rei de Stormhold), Mark Strong (Septimus), e Ian McKellen (Narrador). Para o papel do jovem TristanThorne, foi escalado o ator novato Charlie Cox, que apesar da pouca experiência conseguiu criar um personagem cativante.
                O filme conta a história do jovem Tristan, que é apaixonado pela bela Victoria, que não sente nada por ele, mas que promete lhe dar uma chance se ele conseguir trazer até o dia de seu aniversário uma estrela cadente. Porém, para isto, precisa atravessar uma grande muralha, sempre protegida por uma sentinela, que separa Wall, seu vilarejo, da fantástica Stormhold.
                Tristan não demora muito a encontrar a estrela, mas então descobre que ela é uma mulher, no começo eles não se dão muito bem, mas ele consegue convencê-la a ir com ele encontrar Victoria. Tristan não é o único atrás de Yvaine, estão também a sua busca os príncipes de Stormhold que competem para pegar o rubi que o rei arremessou antes de morrer e que derrubou a estrela do céu, e então poder assumir o trono, assim como a feiticeira Lamia que quer o coração da estrela para recuperar sua juventude.
                Eles não encontram apenas inimigos, em sua jornada também fazem amigos, como o capitão Shakespeare e seus piratas que voam pelos céus em um navio aprisionando raios.
                Em um curto período de tempo Tristan deixa de ser um garoto e se torna um homem e encontra seu verdadeiro amor, embora demore a se dar conta disso. Só que antes de viver feliz para sempre ele precisa derrotar seus inimigos.

Comentários sobre Stardust – O Mistério da Estrela

                O filme é um conto de fadas moderno que consegue condensar em pouco mais de duas horas toda a atmosfera fantástica da obra de Neil Gaiman. Originalmente Stardust é um conto de fadas para adultos, com passagens apresentando sexo e violência, porém a adaptação para os cinemas trouxe uma versão com mais humor e trocadilhos, adaptação essa feita com a aprovação de Gaiman. Não teve uma boa bilheteria nos Estados Unidos pela má estratégia de lançamento (competiu com Harry Potter) e de divulgação (por não assumir o filme como uma fantasia infantil). É um filme de fantasia, mas também apresenta romance, comédia e aventura. Seu humor inteligente e os efeitos especiais já valem às duas horas em frente à tela.

sábado, 23 de outubro de 2010

Resenha do filme Sempre ao Seu Lado

                            Resenha sobre o filme Sempre ao Seu Lado
                                  
             Sempre ao Seu Lado é um filme dirigido pelo cineasta sueco Lasse Hallstrõm (O vigarista do ano -2006; Querido John -2010), baseado em uma história real, porém incorporada ao folclore japonês. O filme traz fortes valores simbólicos da cultura japonesa, porém mais do que isso a história mostra valores universais a qualquer cultura, como a fidelidade. 
            Quando um filhote de cachorro da raça akita, é encontrado perdido em uma estação de trem por Parker Wilson (Richard Gere) professor universitário, que o leva para casa. No início sua esposa (Joan Allen) não aceita a presença do cachorro na casa, porem ao passar do tempo ela é tocada pela relação entre os dois.   
           Ken (Cary-Hiroyuki Tagawa) amigo de Parker é quem faz a chocante revelação de que não foi ele quem encontrou Hachico, mas sim que o cão foi quem o escolheu como dono. E ele explica também que o nome “hachi”, escrito na coleira, significa oito em japonês, que para os japoneses simboliza a ligação entre os planos terrenos e espirituais. Uma curiosidade colocada no filme foi a brincadeira com a bolinha, que Ken explica não fazer sentido para Hachi. "Cachorros japoneses não pegam a bolinha apenas para agradar seu dono ou ganhar um biscoito", foi explicado por Ken em prenúncio para uma das cenas mais emocionantes do filme. O cachorro Hachico acompanhava diariamente seu dono, até a estação de trem e no final do dia o cão retornava ao local para buscar seu dono após um longo dia de trabalho. Porém, um dia Hachico espera pelo retorno de Parker que não acontece devido a um grave acontecimento e essa espera se prolonga durante dez anos. Dia após dia a espera é cada vez mais dolorosa.                                                                                                                  
          Como não dizer que Sempre ao Seu Lado é um drama. Porém é um drama digno, que apesar de conter em suas cenas elementos capazes de causar comoção no espectador, não faz de forma apelativa. Impossível não se emocionar com a grande fidelidade do animal. Uma historia real de lealdade que fascina até mesmo os corações mais duros e mostra que investir em histórias cotidianas não é algo que pode ser esquecido pelo cinema. Em tempos de grandes produções que retratam outros planetas ou épocas passadas e futuras, é muito bom ser surpreendido por um simples conto de amizade e lealdade como este. Um belo filme, sem dúvida.
 Daniele Braga

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

RESENHA CRÍTICA SOBRE O FILME AVATAR

Cameron, James. Avatar. Londres, 20th Century Fox, 2009.

1 – Credenciais
James Francis Cameron é Bacharel em Física pela Universidade da Califórnia e estudou Filosofia na Universidade de Toronto, além de diretor, produtor, roteirista e editor. Nascido no Canadá, ele e sua família se mudaram para Califórnia em 1971, o que fez com que despertasse seu interesse pelo cinema. Trabalhava como caminhoneiro e em suas horas vagas escrevia. Tempos depois decidiu largar essa vida para se dedicar a indústria cinematográfica, graças ao filme Stars Wars IV. Seu primeiro filme foi Battle Beyond the Stars. Dentre os filmes que ele já trabalhou, destacam-se: O Exterminador do Futuro (1984) e O exterminador do futuro II (1991), Aliens (1986), Titanic (1997), etc. Ganhou muitos prêmios como Oscares e Globos de Ouro.

2 – Resumo
É um filme de ficção científica escrito por James Cameron, produzido por Lightstorm Entertainment e distribuído pela 20th Century Fox. Sua première foi em Londres, no dia 10 de dezembro de 2009. Lançado em 2D, 3D e até 4D (Coréia).  E nomeado a nove Oscars.
O ano em que se passa a história é o de 2154, onde mostra um conflito em Pandora entre os colonizadores humanos e os Na’vi (nativos humanóides). Estão em guerra por causa dos recursos (minério Unobtainium) e claro, a sobrevivência da espécie nativa. Os Na’vi, medindo 3 metros de altura e ossos bem reforçados, vivem em harmonia com a natureza e veneram a deusa Eywa. Os humanos não conseguem respirar na atmosfera de Pandora e não convivem bem com os nativos por não entenderem sua cultura de cuidar da natureza. Uma pesquisa, coordenada pela Dra. Grace Augustine, cria o Programa Avatar, ao quais os humanos poderão controlar mentalmente um corpo de Na’vi e assim penetrar na vida dos humanóides.
Jake Sully é um ex-fuzileiro paraplégico, que vai a Pandora atrás de dinheiro para sua cirurgia. Só entra no Programa Avatar porque seu irmão gêmeo (cientista deste programa) morre e só ele poderá ocupar seu lugar devido ao DNA ser similar, e então poderá utilizar o Avatar do seu irmão. Primeiramente, Dra. Grace não gosta da ideia porque Jake não tem experiência nem conhecimento do povo nativo. Em um dos serviços, Jake é atacado por uma criatura e se perde do grupo. Acaba sendo salvo por Neytiri (Na’vi femea). Ela decide o levar para o clã por achar que ele tem algo que o liga ao povo. A partir de então ele passa a conviver e aprende os costumes.
O coronel Miles Quaritch promete ao Jake pernas novas caso ele faça com que o povo se retire da região (Casa da Àrvore) porque há uma grande concentração do minério neste lugar. Só que Jake começa a preferir o modo de vida dos Na’vi e se relaciona com Neytiri. O coronel descobre ao ver que ele ataca as máquinas que foram mandadas para destruir a Casa da Árvore e manda desligar seu Avatar. Dra. Grace e os outros cientistas tentam convencer que não pode destruí-los. Mas não tem jeito.
Os nativos os consideram traidores e os aprisionam. E agora a guerra começa entre os militares e o povo. Muitos morrem inclusive o chefe do clã (pai de Neytiri). Nesta altura os corpos Avatar já estão desligados de novo. Uma piloto, Trudy Chacon, revoltada, acaba trocando de lado, e salva os cientistas que retornam aos corpos do Avatar. Durante a fuga, Grace é baleada e morre, nem os Na’vi conseguem salva-la, tentando transferir a alma de Grace para o Avatar.
Como Jake consegue dominar uma criatura chamada Toruk, que só foi dominada por cinco Na’vi durante toda a história desse povo, consegue a confiança de novo. E se unindo aos outros clãs entram em guerra com os humanos. Muitos outros Na’vi morrem e todos pensavam que iam ser derrotados, mas a fauna de Pandora entra em ação, graças a uma oração que Jake faz a mãe-natureza Eywa. Assim conseguem ganhar esta guerra. O coronel ainda tenta matar Jake, retirando-o da cápsula que controla os corpos dos Avatares e assim ele não podia respirar, porém Neytiri o salva após matar o coronel.
Os outros militares são expulsos e ficam somente Jake, os cientistas e a piloto. Os nativos tomam posse da fortaleza humana e a tornam sua nova casa já que a Casa da Àrvore foi destruída. Jake decide transferir sua alma para o corpo do avatar permanentemente por meio da Árvore das Almas e vira líder do clã e une-se a Neytiri e tudo volta como era antes.

3 – Crítica
Mesmo sendo um filme de ficção cientifica, ele retoma um assunto que noticia mundialmente hoje: conservação e preservação de recursos assim como também a sobrevivência das pessoas. Este filme no faz lembrar a situação que estamos vivendo hoje com a natureza. Uns tentando salvar, outros destroem sem perceber. Por isso mesmo que o James Cameron e a atriz (atuou como Dra. Grace) fizeram uma visita a Amazonia. Por outro lado, por ele ser também um filme de ficção, nos deparamos com coisas bem surreais, figuras totalmente diferentes de nossa realidade: animais, montanhas que flutuam, etc. Sem dúvida nenhuma foi um sucesso. Aguarda-se a próxima aventura.


Luiza de Asevedo Barbosa

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

      “O diario de uma babá”, lançado em 2007 direção de Shari Springer Berman  e Robert Pulcini é baseado no livro The Nanny Diaries de Nicola Kraus e Emma McLaughlin, que ficou durante várias semanas na liderança dos livros mais vendidos nos Estados Unidos, é um filme de comédia dramática,onde a recém-formada Anne (Scarlett Johansson) inconformada em não saber se definir como pessoa,essência,resolve dar um passeio pelo parque e salva uma criança de um possível acidente.A ricaça conhecida como, Sra.X (Laura Linney) convida Anne para ser babá de seu filho, e a jovem moça que pretende se tornar antropóloga aceita o convite e transforma sua experiência de nanny em um estudo de caso .
     Sra X é uma mulher infeliz que vive cuidando de sua aparência e se preocupando com coisas fúteis, não cuida de seu filho e seu casamento não é feliz, mas ela pensa que está satisfeita com sua vida por possuir muito dinheiro. O pequeno Grayer (Nicholas Reese Art) ,filhos do Sr.X e Sra X,é uma criança mimada e carente,que não tem a atenção dos pais,com a chegada de Anne tudo começa a mudar,Grayer passa a receber amor e carinho de sua babá,e Anne deixa como lição para os pais do menino que o mais importante é o amor e que a verdadeira felicidade está nas pequenas coisa.
     A grande mensagem que o filme passa aos telespectadores é uma crítica social. Trata-se da forma como pais ausentes influenciam no caráter e na felicidade de seus filhos. No período em que vivemos tem sido comum esse tipo de relação entre as famílias, a preocupação dos chefes de família em relação a situação financeira tem crescido e essa obsessão  acaba sendo prioridade na vida de muitos. Portanto, ”O diário de uma babá” é um ótimo filme para a família curtir. 



Laena Luz

"Gente Grande" - Não apenas para gente grande! (Resenha de Filme) / por: Jean Santos



Gente Grande (“Grown Up”, título original) é um longa-metragem da Happy Madison Productions com parceria da Relative Media, distribuído pela Columbia Pictures (EUA) e pela Sony Pictures. Roteiro de Adam Sandler e Jack Giarraputo. Os atores principais são Adam Sandler, Kevin James, Chris Rock, Rob Schneider, David Spade – “os comédias das comédias”. A comédia, muito bem dirigida por Dennis Dugan, nos mostra uma história de amizade, família e diversão distante da era digital.

O filme começa com a final de um tornei de basquete no ano de 1978, os jogadores são os personagens principais quando ainda eram crianças. Trinta anos depois, esses amigos se reencontram, pois o seu ex-treinador faleceu.
 Um dos pedidos do treinador era que suas cinzas fossem jogadas em uma ilha (Ilha Mikentyler) próxima a casa do lago da família do Eric Lamosoff (Kevin James). O pedido é realizado pelos cinco amigos. Após jogar as cinzas, os amigos resolvem  passar o feriado de 4 de julho (dia da independência dos Estados Unidos) na casa do lago.
Os amigos tentam reviver suas histórias junto com suas respectivas famílias, e ensinando aos filhos como se divertir sem os aparelhos eletrônicos.
Muitas brincadeiras são mostradas no filme, umas mais perigosas, como a “flecha assassina” (que foi uma das cenas mais engraçadas); e outras mais simples, como jogar pedra no lago e fazer trilha.
Umas das Sugestões de diversão foi passar o dia em um parque aquático tradicional da cidade. Diversão entre pais e filhos é o que pode resumir a cena.
O momento de discussão do filme é quando Roxanne Chase-Feder (Salma Hayek), esposa de Lenny Feder (Adam Sandler), descobre que ele cancelou uma viagem para Milão sem o consentimento dela. Neste momento, todos começam a revelar suas mentiras que foram contadas no final de semana. Esta parte do filme é a que passa a mensagem de união familiar e amizades duradouras.
O ponto áureo do longa-metragem ocorre quando os jogadores do time adversário do jogo de 1978 pedem revanche. A partida revanche é bem engraçada e com surpresas.
E por falar em surpresas, quando pensamos que o filme vai terminar e que não mais nenhuma piada para de fazer, Marcus Higgins (David Spade) faz algo completamente inesperado que não há quem consiga conter a gargalhada.

O filme “Gente Grande” é um ótimo filme para assistir com a família e/ou amigos. O filme não tem público específico, pois consegue agradar  a todas as idades e as piadas não são apelativas (com insinuação sexual).
“Gente Grande” também faz uma comparação com dois tipos de infância, a infância da década de 70 e a infância dos anos 2000, esta última marcada pelos jogos eletrônicos e pela desobediência.
A valorização da família, das grades amizades e da simplicidade da vida são as principais mensagens que o filme tenta repassar.
O longa-metragem tem diálogos e situações inusitadas que tornam o filme engraçado, e o melhor, sem apaleção. Até os momentos de conflito, que costumam ser a parte chata dos filmes, em “Gente Grande” é muito engraçada!
Por isso, “Gente Grande” é considerada uma das melhores comédias do ano.


Jean Santos

Para assistir ao filme online, clique no link a seguir: http://www.filmesonlinegratis.net/2010/10/assistir-gente-grande-dublado-online.html
By: @jheansciallo

Resenha sobre o filme O Show de Truman (O Show da Vida) por: Victor Padilha

Resenha do filme O Show de Truman (O Show da Vida)                      


O filme O Show de Truman foi dirigido por Peter Weir (o mesmo de Sociedade dos Poetas Mortos e Mestre dos Mares). No Oscar de 1999, O Show de Truman foi nomeado para três categorias, mas não ganhou nenhum prêmio. Peter Weir recebeu a nomeação para Melhor Diretor, enquanto Ed Harris foi indicado para Melhor Ator Coadjuvante e Andrew Niccol foi nomeado por Melhor Roteiro Original. Muitos acreditavam Jim Carrey seria nomeado para Melhor Ator, mas ele não foi. Já na entrega do Globo de Ouro, o filme foi um sucesso extraordinário. Carrey (Melhor Ator), Harris (Melhor Ator Coadjuvante) e Burkhard Dallwitz e Philip Glass (Melhor trilha sonora original) conquistaram suas respectivas categorias. Além disso, O Show de Truman ganhou uma nomeação para Melhor Filme, e Weir (Diretor) e Niccol (roteirista) também recebeu indicações.No 52º BAFTA Film Awards, (Weir Direction), Niccol (Roteiro Original) e Dennis Gassner (Design de Produção) receberam prêmios. Além disso, o filme foi nomeado para Melhor Filme e Melhor Efeitos Visuais. Harris foi indicado para Melhor Ator Coadjuvante, e Peter Biziou foi nomeado para Melhor Fotografia. O Show de Truman foi um sucesso no Saturn Awards, onde ganhou o Melhor Filme de Fantasia e Melhor Roteiro (Niccol). Carrey (Melhor Ator), Harris (Melhor Ator Coadjuvante) e (Weir Direção) também receberam indicações.
Truman Burbank (Jim Carrey) é um homem comum da cidade de Seahaven, que vive com sua esposa Meryl (Laura Linney) numa casa no subúrbio, e ganha a vida vendendo seguros. Seu pai havia morrido numa tempestade, amigos (com destaque para Marlon, interpretado por (Noah Emmerich) e uma vida aparentemente normal. Truman entretanto não sabe que toda a sua vida se trata de um reality show criado e comandado por Christof (Ed Harris), produzido em um gigantesco estúdio que até pode ser visto do Espaço. Mas Truman começa a desconfiar de que existe algo estranho quando este dirige seu carro, e seu rádio sintoniza uma frequência que narra exatamente o que ele faz no momento; ou quando Truman vai entrar no elevador, mas observa um fundo de cenário com pessoas ao invés do elevador que deveria estar lá. Truman (que sempre quis viajar pelo mundo) começa a perceber que realmente existe algo errado quando tenta viajar de ônibus, mas este enguiça antes de sair do lugar, e quando Truman sai com seu carro e tenta viajar pelas estradas, mas se depara com um estranho vazamento da usina nuclear da cidade, que o obriga a voltar para casa à força. Em casa Truman quase agride Meryl, que grita "Façam alguma coisa!", e Truman não entende pra quem ela teria gritado. A partir daí as coisas começam a se esclarecer para ele. Paralelamente, do lado de fora do show, Sylvia (Natascha McElhone), que fora uma coadjuvante do show a anos e por quem Truman havia se apaixonado, luta para que ele descubra toda a verdade. Sylvia (que se chamava Lauren no programa) havia tentado contar a Truman toda a verdade sobre sua vida, mas foi retirada do show sem conseguir. E atualmente ela luta contra Christof pelo cancelamento do programa, para que Truman perceba todas as mentiras e verdades que rodeiam seu mundo.

COMENTÁRIO SOBRE O FILME:
O Show de Truman é considerado um dos melhores filmes da ultima decada consegue realizar um esplêndido trabalho e entender o que se passa facilmente, apesar da aparente complexidade do tema. O filme tem o mérito de não ficar apenas no enfoque superficial da coisa – pelo contrário – traz à tona muitas discussões do cotidiano atual, como o excesso de merchandising na TV hoje em dia e o poder de manipulação que a mídia exerce sobre as pessoas. Truman leva alegria e esperança para milhares de telespectadores em todo o mundo, sem saber que é a estrela e ao mesmo tempo a vítima de um sistema dominador, que procura atender seus interesses capitalistas, impondo um modelo social permeado por uma falsa e ilusória ideologia.
         O filme é de qualidade e muito interessante, adequado para discutirem-se as relações de dominância presentes na sociedade capitalista, justamente porque aborda a manipulação exercida pelos meios de comunicação de massa, num contexto de indústria cultural, levando pessoas, com alguma base em teoria crítica e indústria cultural, a inquirir sobre tais relações. Fazendo crítica à sociedade de consumo e à cultura de massa, mostrando um público de TV ávido para consumir esse show de verdade que é a vida de Truman, percebe-se uma crítica ao mundo pré-fabricado da mídia e a falta de ética com que a televisão se apropria da vida privada do indivíduo.

(Resenha por: Victor Padilha)


quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Resenha de UP Altas Aventuras /por: Laís Menezes da Costa Sousa


Resenha do Filme UP Altas Aventuras

UP.Pixar Animation Studios.2009

UP é o 10º desenho animado da Pixar Animation Studios com a distribuição de Walt Disney Pictures e vencedor do Oscar de Melhor Animação no ano de 2010. Criado por Pete Docter, Bob Peterson e Thomas McCarthy, o filme tem como vozes dos personagens principais: Carl Fredricksen (Edward Asner), Russell (Jordan Nagai), Charles Muntz (Christopher Plummer) e Dug (Bob Peterson - um dos criadores). O filme transmite a mensagem sobre a superação. Com um pouco de cada gênero, como: romance, drama, comédia, aventura e mais aventura, o filme é recomendado para todas as idades e gostos.

O filme conta a história de Carl Fredricksepartindo de sua infância quando ele está assistindo a uma reportagem sobre o seu ídolo, Charles Muntz. Carl demonstra como ele era apaixonado pelas aventuras de Charles e na sua nova descoberta: o Paraíso das Cachoeiras, localizado na América do Sul, de onde trouxe o esqueleto de uma das criaturas chamada de O Monstro do Paraíso das Cachoeiras. Após serem feitas várias pesquisas, os cientistas acusaram Charles de ter fabricado o esqueleto e por isso rompem as relações com ele, mas Charles promete retornar ao Paraíso das Cachoeiras e capturar a fera viva e que só voltaria com ela.
No caminho de volta para casa, Carl está brincando com o seu balão (o dirigível de Charles Muntz), ele encontra uma casa abandonada com uma garota brincando como se estivesse dentro do dirigível de Charles Muntz. A garota se chama Ellie e, desde esse dia, passa a ser amiga de Carl.
O filme nos leva ao casamento de Ellie com Carl, com flashes e cenas, envolvidas pela composição que ganhou u Oscar de Melhor Trilha Sonora de 2010, contando resumidamente que Ellie não podia engravidar e que ela sonhava em ir para o Paraíso das Cachoeiras (sonho que Carl providenciou passagens para a Venezuela), mas Ellie adoece e falece antes deles conseguirem viajar.
Rancoroso e sem amigos, Carl passa por mais problemas quando uma empresa decide comprar sua casa para demoli-la e ocupar o terreno com outra construção. Pelo fato daquela casa ter sido o primeiro “encontro” entre Carl e Ellie, ele não permite causando impaciência com o mestre de obras. Durante uma tarde, ele ouve a porta bater e um escoteiro chamado Russell se oferece para ajudá-lo, mas como Carl diz não precisar, Russell tenta convencê-lo a fazer alguma coisa para que ele consiga ganhar um distintivo por ajudar um idoso. Não agüentando o falatório de como o distintivo era importante para o menino, Carl pede a Russel que vá procurar uma Narceja que come suas azaléias. Quando o garoto vai embora, Carl presencia um operário batendo sem querer e quebrando sua caixa de correio. Em um acidente com um dos operários, Carl se altera e o bate com sua bengala dando a oportunidade do mestre de obras para tirá-lo da casa. Ele leva Carl para o tribunal que recebe um mandato enviando-o para um asilo.
Decidido a não ir embora, Carl pega balões cheios e os prende nos ferros da lareira e os solta no ar fazendo a casa erguer-se do chão e começar a flutuar cada vez mais alto. De repente, pensando que não havia mais alguém para lhe incomodar, Carl ouve uma batida na porta e vê Russell segurando-se para não sair voando para fora da varanda. Carl não o permite ficar e diz que vai levá-lo para uma parada de ônibus, mas uma tempestade se forma diante deles e no meio da euforia, Carl desmaia.
Ao acordar, Carl vê Russell dizendo que tomou controle e desviou a casa da tempestade. Aos poucos, a casa começa a descer e Carl percebe que eles não estão numa cidade, porque o cenário é modificado. Há pedras grandes e areia no chão, o sol estava escondido atrás de nuvens e não havia um prédio sequer por lá. Quando ficou mais claro, Carl e Russell avistaram o Paraíso das Cachoeiras do outro lado de um imenso penhasco de onde eles estavam. Feliz e satisfeito, Carl e Russell caminham pela floresta com a casa flutuando como se fosse um balão em direção à cachoeira.
No decorrer do caminho, Carl e Russell encontram uma ave brilhante e imensa a qual Russell chama de Kevin, o Narcejão. Andando mais um pouco, eles encontram um cachorro com uma coleira que o permite falar como humanos. Ele se apresenta como Dug e acompanha (contra a vontade de Carl) os três. Mas eles não esperavam que o cachorro fosse um tipo de espião que andava atrás do Monstro do Paraíso das Cachoeiras sob ordens de Charles Muntz e, em um momento da estória, Carl e Charles se encontram e comentam sobre o sonho de Carl e Ellie em morar no Paraíso das Cachoeiras. No meio da conversa, Carl nota que a ave que Charles quer levar é Kevin e uma correria para salvar o pássaro e a si mesmo começam.
Em um momento decisivo da estória, Carl tem que decidir entre levar sua casa até o Paraíso das Cachoeiras, como ele e Ellie sonhavam, ou enfrentar um perigoso resgate no dirigível de Charles Muntz em movimento para salvar Russell, Kevin e seus filhotes.

COMENTÁRIO SOBRE UP
O filme tem uma boa dose de todos os gêneros, mostrando que os desenhos animados continuam conquistando não só as crianças como adultos. O enredo é contado de forma atrativa com muitas aventuras, diálogos e cenas tocantes podendo trazer lágrimas. É uma estória sobre a superação e de como pessoas novas podem se tornar tão importantes como se fossem eternas nas nossas vidas; ainda comenta um pouco sobre o fanatismo e de como ele deve ser controlado. Traz uma linda mensagem de amizade e companheirismo assim como ensina de forma divertida a como decidir o que é mais importante para nós: o passado ou o presente.
A morte de Ellie causa um receio de ver até onde o filme iria, por se tratar da morte e ser um tema pesado num filme infantil. Mas o roteiro não dá foco na tristeza e extravasa na comédia em outras cenas, fazendo até o espectador esquecer que o filme foi triste em algum momento.
Premiado com glória, UP conquistou seu lugar como desenho animado, reconhecido pela Academia e revisto milhares de vezes nas casas de crianças e ainda é comentado como um dos filmes líderes de bilheteria, ficando atrás de Procurando Nemo e Toy Story 3, com US$292 milhões nos Estados Unidos, e US$723 milhões mundialmente.

Laís Sousa