Exemplos de Resenhas

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ESQUEMA

Esquema: técnica de estudo

Formular um esquema significa traçar o esqueleto da obra; organizar o texto com lógica, colocando em destaque a inter-relação das idéias. Um esquema ajuda o pesquisador a assimilar a matéria e levantar as idéias do texto (análise), ordenando-as (síntese). É uma forma ativa de se tomar contato com o assunto, obrigando o estudioso a retirar do texto as idéias principais, os detalhes importantes e as idéias secundárias que subsidiam as idéias principais. Ao mesmo tempo, reduz-se a poucas linhas ou páginas a obra estudada; estabelecem-se relações entre os fatos, as idéias e a idéia central do texto, subordinando-as. Por essas razões, aconselha-se aos que se iniciam na pesquisa e mesmo àqueles que necessitem realizar trabalhos acadêmicos que demandam a consulta a várias fontes, que utilizem a técnica do esquema.
O esquema deve ser elaborado mantendo-se fiel às idéias do autor, sem alterá-las. Será formulado conforme as necessidades de cada pessoa, através de gráficos, símbolos, códigos e palavras. Não há regras; fornecem-se apenas dicas para sua elaboração:
a)       após leitura minuciosa do texto, sublinhando as idéias principais e os detalhes importantes, é permitido dar títulos e subtítulos, anotando-os à margem;
b)       os sistemas de colchetes, chaves e colunas são apontados para separar as divisões sucessivas. O sistema de numeração progressiva (1, 1.1, 1.2, 2, 2.1, etc.) cabe para a identificação dos títulos e subtítulos e as letras minúsculas, ou alíneas [a), b), c)], para indicar as divisões sucessivas;
c)       para facilitar a apreensão rápida das idéias poderão ser utilizados símbolos, abreviaturas convencionais. Exemplos: ® ­ ¯ ¬ Ï Î + - « = @ ¹ ¸;
d)       os gráficos do tipo organograma são indicados nas estruturas, relações, etc.

Modelo de esquema
Texto matriz: GARCIA, Ana Maria Felippe. O conhecimento. In: HÜHNE, Leda Miranda (Org.). Metodologia científica: caderno de textos e técnicas. 7. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1997, p. 45.

Parágrafo 1º:
Relações: HOMEM  CONHECIMENTO
a)            faz conhecimento (dimensão histórica)
b)            usa conhecimento (dimensão social)
c)            posiciona-se frente ao conhecimento (dimensão política)
•              Qual o papel do conhecimento?

Parágrafo 2º:
HOMEM = ser que renasce através do conhecimento
Etimologicamente: connaissance (palavra francesa)
naissance = nascer
com = com
HOMEM => capacidade de conhecer => outros seres:
a)            possui razão = capacidade de elaborar e interpretar o conhecimento;
b)            capacidade de se relacionar;
c)            capacidade de ir além da realidade imediata => criação

Parágrafo 3º:
HOMEM, através da linguagem: interpreta o mundo real e se mostra nessa interpretação;
CONHECIMENTO é um processo; uma forma sempre nova de estar no mundo.

IDÉIA-CHAVE
HOMEM => aberto ao real (histórico) => renasce sempre => CONHECIMENTO

Prof. Cristiane   In: http://www.silviamota.com.br/metodologiacientifica/esquema.htm

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