Exemplos de Resenhas

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O que é um Seminário?

        O processo de transmissão/aquisição da cultura, apesar de todo o avanço tecnológico observado na área científica, ainda é fundamentalmente realizado através da leitura. Há, contudo, entre os professores universitários, a mesma queixa generalizada: os alunos não têm o hábito da leitura. O fato é que os estudantes não estão habituados a encarar a leitura como um processo mais abrangente, que envolva o leitor com o autor, não conseguindo prestar atenção, entender e analisar o que lêem. Tendo isso em vista, criou-se a "metodologia do trabalho científico" como um instrumento para aprimorar a aquisição de conhecimento nos meios universitário [...].

25 comentários:

  1. Concordo com o autor quando ele diz que o melhor meio de aquisição de cultura é a leitura.
    A metodologia do trabalho ciêntífoco é sem dúvida um instrumento para incentivar os alunos à leitura.O seminário faz parte disso.
    O seminário além de ser feito para o professor e para a turma é direcionado para o próprio aluno que utilisou de pesquisas para a elaboração do trabalho, o mesmo acaba por adquirir novos conhecimentos, ampliação de vocabulário, autoridade para discutir sobre o assunto e etç...
    O debate gerado pelo seminário faz surgir novas perguntas e por assimilação novas opiniões que servirão de muito bom grado para a trajetória acadêmica de cada formando.

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  2. O texto condiz com a realidade dos alunos brasileiros, os quais não possuem o hábito da leitura. Devido a falta de incentivo durante seu processo de aprendizagem, no entanto,nem sempre aqueles que gostam da leitura ,concentram -se no ato de aprofundar se em seu contexto ou então pesquisar assuntos relacionados ,restringindo assim seus conhecimentos,Com isto criaram a metodologia do trabalho científico,A qual abrange não apenas a leitura como também a pesquisa e os debates que são essenciais em seminários.

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  3. Na minha opinião os estudantes na grande maioria não são habituados a ler por falta de icentivo da família principalmente quando crianças e também pela grande expansão tecnológica e como também sendo um estudante sei como é isso a tecnolgia nos tira do mundo real muitas das vezes. Mas o texto ênfatiza claramente o quanto é importante a leitura até hoje. O texto é bastante interessante por mostrar fatos como estes. E é verdade muitos alunos ainda tem aquela "cara virada" quando o assunto é seminário, e texto nos mostar claramente a importancia de se fazer seminários, eu gostei bastante me fez ver a importancia!.

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  4. O texto apresentado posiciona as diferentes relações acadêmicas como:resumo,resenha crítica,fichamento e as respectivas análises.Destacando também,a necessidade da autonomia e disciplina em frente à estas posições acadêmicas.Sendo estas,totalmente necessárias ao aprendizado do estudante e contribuem de forma crítica e suscinta na formação acadêmica.
    Em meio a esta necessidade de aprendizagem,destaca-se também o hábito de leitura,o qual proporciona o despertar crítico e argumentador do leitor contibuindo assim,para o potencial da exposição de idéias e fatos numa folha de papel,ou simplesmente na própria oralidade.
    O texto também eleva a funcionalidade do planejamento de horários de estudo dentro deste processo.Uma vez que isto,disciplina a vida acadêmica,construindo bons resultados.Porém,estes resultados precisam está alicerçados de motivação e principalmente,conhecimento têxtual. Neste sentido,destaca-se a importância da disciplina Compreensão e Produção de textos acadêmicos.

    Allana Lima

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  5. Um seminário não é apenas a leitura de um texto, mas a troca de idéias entre alunos e entre os alunos com o professor. Para se fazer um seminário é necessário muito estudo e planejamento, assim como organização para se trabalhar em grupo. Deve-se definir as tarefas e aforma como proceder e dividí-las entre os membros da equipe.

    Patricia Domingues

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  6. O Texto explica de forma simples como deve proceder o aluno durante a sua vida acadêmica, dando orientações de como deve ser sua postura em relação a organização do estudo. Traz ainda uma explicação breve sobre os tipos de produções acadêmicas como resumo, resenha, fichamento, além de mostrar as principais exigências do mercado de trabalho.

    Dinara Silva

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  7. Concordo com o fato de que a leitura ainda é importante para a aprendizagem nas instituições de ensino. Porém, boa parte dos estudantes não está acostumada ao tal exercício. E quando chegam à universidade sentem dificuldades para aquisição de conhecimento. Os cursos de graduação estão cada vez mais exigentes em relação ao ensino, isto porque o mercado de trabalho está cada vez mais impertinente e necessita de pessoas mais dinâmicas. Vale lembrar que temos esse resultado devido à própria vida escolar que a maioria de nós tivemos. Muitos pais não estimulam seus filhos e há escolas que não trabalham tal recurso. Com isso tudo, crescem pessoas com dificuldades para aprender e comunicar-se. Os professores de universidades reclamam que os alunos “não sabem ler” e por isso foi implantado a “Metodologia de trabalho científico” (seminários, resenhas, resumos, tcc, etc.) cujo objetivo principal é fazer com que o aluno consiga se comunicar “... de forma correta, inteligível, demonstrando um pensamento estruturado, plausível e convincente, através de regras que facilitam e estimulam à prática da leitura, da análise e interpretação de textos e conseqüentemente a formação de juízo de valor, crítica ou apreciação com argumentação plausível e coerente...”, assim como diz o próprio autor (Silvano Tenório Felix). Desta maneira fará com que o aluno ganhe um hábito e gosto pela leitura, escrita, enfim. Mesmo que muitos não gostem de seguir as regras impostas para a realização desses trabalhos, devemos enxergar que é necessário para a nossa vida acadêmica, pessoas e profissional.
    Luiza de Asevêdo Barbosa
    P.S.: Críticas, comentários ou sugestão sobre o que eu escrevi, mande para meu e-mail luiza_asevedo_barbosa@hotmail.com.
    P.S.: Ainda vou concluir o texto.

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  8. O texto é bastante abrangente e explica de forma simplificada e direta os conceitos de resumo, resenha,fichamento, o que ajuda os estudantes acadêmicos a entender melhor estes conceitos e suas diferenças.
    Suzany Almeida

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  9. Este comentário foi removido pelo autor.

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  10. O texto informa que a falta do hábito da leitura prejudica o processo transmissão/aquisição da cultura.Os estudantes de hoje infelizmente não exploram o ato de ler, que devia ser incentivado ja na escola.Por isso a importancia da metodologia cientifica.

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  11. Segundo o autor, os estudantes possuem uma grande carência em realizar seminários acadêmicos pela falta do hábito da leitura e da pesquisa.Tornando-se um grande problema, pois a maioria dos professores enfatizam o seminário em suas avaliações.
    O autor fala também sobre a importancia da metodologia científica,embora não deixe muito explícito como trabalhar esse método.

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  12. Este comentário foi removido pelo autor.

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  13. No texto de Silvano Tenório Felix, há uma citação sobre a aceitação dos estudante sobre o projeto "metodologia do trabalho científico". Este projeto se baseia na organização e criação de normas a serem seguidas na forma de apresentação e desenvolvimento do seminário, mas há uma divergência nas opiniões quanto aos estudantes, porque eles se sentem presos e sua criatividade fica limitada ao ter que lhe dar com as regras e com o sistema de apresentação. Este método demonstra até onde chega a imaginação do aluno que precisa lutar contra as barreiras e se aperfeiçoar de acordo com o novo sistema, buscando novos meios de se apresentar um trabalho tão complexo quanto o seminário, não tornando-se ordinário, mas renovado e seguidor às normas.
    Laís Sousa

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  14. O autor Silvano Félix cita algo que os jovens de hoje vivenciam, o qual é o não hábito da leitura, mas muitos jovens leem, porém não aproveitam ou não absorvem da melhor maneira as informaçãoes que encontram, pois elas podem servir para o seu dia-a-dia, hoje nas instituições de ensino, como as universidades, o hábito da leitura é imprenscindível para que os jovens possam usarem as informações que encontrarem em trabalhos escolares, como seminários, onde muitas ideias são discutidas, e para que as mesmas sejam discutidas é necessários que tenhamos o hábito da leitura.

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  15. Considerei de grande relevância como o professor Silvano Tenorio Felix aborda a importância da realização de um seminário tanto em contexto acadêmico quanto para além dos muros das instituições de ensino.Ele inicia o seu trabalho apartir do conceito de seminário apresentado por LAKATO-seminário é uma técnica de aprendizagem que inclui pesquisa, discussão e debate.O autor acrescenta que este não seria apenas uma leitura de um texto, o qual é muito comum entre os universitários, mas sim uma troca de opiniões entre quem apresenta e quem assiste.
    JULIANA RIBEIRO

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  16. No texto do autor Silvano Tenorio(formado em Teologia e Filosofia pelo Centro Universitário Assunção), os alunos universitários não são praticantes da leitura. Ele nos mostra o quanto é importante essa prática na vida acadêmica e, como uma maneira de mudar essa situação, criou-se a "metodologia do trabalho científico", no qual seu foco principal é a leitura não só para o aluno como estudante, mas também para seu desenvolvimento crítico-social.
    O seminário é uma das técnicas utilizadas que ajudam nessa apredizagem. Neles, são utilizados vários recursos para sua apresentação e que são úteis para os alunos que o apresentam ,para os professores e para outros estudantes que acabam adquirindo mais conhecimentos sobre os assuntos apresentados; é uma verdadeira troca de ideias.

    Leslie L. Tavares
    =)

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  17. Silvano Tenório Félix está correto ao dizer que a leitura é, essencialmente, o melhor meio para aprender-se e conhecer culturas; está mais correto ainda ao dizer que os jovens brasileiros não costumam ler, inclusos os universitários.
    Acerca do conceito de seminário do autor, Tenório Félix foi excelente em sua explicação, a destacar como um deve ser procedido (a utilizarem-se recursos como excertos, imagens, mapas, etc. e direcionado a TODOS, não somente ao professor), além de citar a interação entre organizadores e assistentes.

    Rodolfo Alberto.
    =P

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  18. O texto ressalta que a aquisição/transmissão da cultura são interrompidos pelo fato dos alunos não entenderem e não analizarem aquilo que lêem.Por isso, ter sido necessário a criação da metodologia do trabalho científico.O autor foi claro e coerente ao apresentar a metodologia científica como uma ferramenta essencial para que os acadêmicos possam adquirir o prazer pela leitura,despertando assim um espírito maduro, crítico e responsável que os acompanhará por toda a sua jornada em busca de conhecimento e aprimoramento.

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  19. O autor deixa bem claro que um seminário não é apenas uma troca de idéias entre alunos e professor e sim entre alunos e alunos também, ou seja, o seminário é uma forma obter informação tanto para quem apresenta, quanto para quem assisti. Porém para que isso ocorra de uma maneira mais atrativa é necessario leitura, pesquisa e organização. A melhor forma de apresentar um seminário é utilizando o máximo de recursos, pois apenas a leitura não é o suficiente para quem assisti prestar atenção.
    Daniele de Souza

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  20. O seminário segundo Lakatos,é uma técnica de aprendizagem que inclui pesquisa,discussão e debate.Com esta conclusão do autor podemos perceber que o seminário é importante na vida acadêmica de um aluno,pois o aluno adquiri não somente as técnicas,mas também conhecimentos na escrita,na forma de se expressar.A leitura é muito importante para a obtenção de um caráter crítico.

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  21. A "metodologia do trabalho científico" surgiu com o intuito de sanar as dificuldades que os estudantes universitários tem em compreender e produzir textos científicos.
    A disciplina, segundo o autor (Silvano Tenório Felix), pode ser dividida em duas partes: a primeira visa a compreensão e técnicas de produção de textos acadêmicos; a segunda visa a pesquisa.
    Alunos críticos, responsáveis, com gosto pela leitura e que saibam comunicar-se de forma intelingível é o que a disciplina almeja fazer. E uma das técnicas para criar este tipo de este tipo de estudante é o seminário.
    Segundo Lakatos, no livro "Fundamentos da Metodologia Científica", seminário "é uma técnica de aprendizagem que inclui pesquisa, discusão e debate". Então podemos concluir que o seminário não é uma palestra com a leitura de um texto, mas sim "uma troca de ideias entre que apresenta e quem assiste".
    Seminário é um instrumento completo de produção de conhecimento, pois remente o estudante à pesquisa e, consequentemente a leitura (que tanto o autor fala), segue pela explicação oral, fazendo que o aluno tenha um bom desenvolvimento na oralidade e montar o raciocinio para ser repassado por meio da fala. E por fim, a discussão, essa troca de idéia faz com que sejam esclarecidas dúvidas que surgem no texto, surgem novas perguntas e até novas teorias.


    Jean Santos

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  22. Silvano Tenório Felix enfantizou tanto o hábito da leitura que devemos criar, como meio de procurarmos o conhecimento e até mesmo sermos auto-didatas que ele construiu o esse texto de maneira resumida, porém sempre deixando claro as suas referências. Acredito que ele elaborou o texto dessa forma para que nós fossemos atrás da fonte primária enos aprofundassemos no assunto que o texto dele aborda.

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  23. No texto "O que é um seminário?", o autor mostra alguns pontos importantes para a realização de um seminário e outros tipos de trabalhos acadêmicos.
    Baseando-se na leitura, como alicerce para a aquisição e transmissão cultural, o autor ressalta a queixa de muitos professores em relação a alunos que não possuem o hábito da mesma.
    O autor também explica que, o objetivo de um seminário, é trocar idéias a respeito do assunto em questão; idéias que serão discutidas não apenas com o professor, mas, para a turma de alunos. O autor também cita alguns recursos - figuras, mapas, transparências, recortes de revistas e jornais, vídeos, etc. - que podem ser usados na apresentação de um seminário.

    Di Leite!!

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  24. A julgar por alguns comentários que li brevemente, noto que algumas pessoas usam o termo "cultura" incorretamente. Cultura, no sentido antropológico, é tudo que o homem pensa e faz. Cultura inclui a religião, as artes, as ciências, a língua, os artefatos, a música, a literatura, etc. Portanto, não existe o conceito de aquisição de cultura. Ou seja, todo ser humano tem cultura. Portanto, eu faria uma correção no primeiro comentário para dizer que "o processo de transmissão/aquisição do CONHECIMENTO, apesar de todo o avanço tecnológico observado na área científica, ainda é fundamentalmente realizado através da leitura."

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