Exemplos de Resenhas

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Resenha sobre o filme O Show de Truman (O Show da Vida) por: Victor Padilha

Resenha do filme O Show de Truman (O Show da Vida)                      


O filme O Show de Truman foi dirigido por Peter Weir (o mesmo de Sociedade dos Poetas Mortos e Mestre dos Mares). No Oscar de 1999, O Show de Truman foi nomeado para três categorias, mas não ganhou nenhum prêmio. Peter Weir recebeu a nomeação para Melhor Diretor, enquanto Ed Harris foi indicado para Melhor Ator Coadjuvante e Andrew Niccol foi nomeado por Melhor Roteiro Original. Muitos acreditavam Jim Carrey seria nomeado para Melhor Ator, mas ele não foi. Já na entrega do Globo de Ouro, o filme foi um sucesso extraordinário. Carrey (Melhor Ator), Harris (Melhor Ator Coadjuvante) e Burkhard Dallwitz e Philip Glass (Melhor trilha sonora original) conquistaram suas respectivas categorias. Além disso, O Show de Truman ganhou uma nomeação para Melhor Filme, e Weir (Diretor) e Niccol (roteirista) também recebeu indicações.No 52º BAFTA Film Awards, (Weir Direction), Niccol (Roteiro Original) e Dennis Gassner (Design de Produção) receberam prêmios. Além disso, o filme foi nomeado para Melhor Filme e Melhor Efeitos Visuais. Harris foi indicado para Melhor Ator Coadjuvante, e Peter Biziou foi nomeado para Melhor Fotografia. O Show de Truman foi um sucesso no Saturn Awards, onde ganhou o Melhor Filme de Fantasia e Melhor Roteiro (Niccol). Carrey (Melhor Ator), Harris (Melhor Ator Coadjuvante) e (Weir Direção) também receberam indicações.
Truman Burbank (Jim Carrey) é um homem comum da cidade de Seahaven, que vive com sua esposa Meryl (Laura Linney) numa casa no subúrbio, e ganha a vida vendendo seguros. Seu pai havia morrido numa tempestade, amigos (com destaque para Marlon, interpretado por (Noah Emmerich) e uma vida aparentemente normal. Truman entretanto não sabe que toda a sua vida se trata de um reality show criado e comandado por Christof (Ed Harris), produzido em um gigantesco estúdio que até pode ser visto do Espaço. Mas Truman começa a desconfiar de que existe algo estranho quando este dirige seu carro, e seu rádio sintoniza uma frequência que narra exatamente o que ele faz no momento; ou quando Truman vai entrar no elevador, mas observa um fundo de cenário com pessoas ao invés do elevador que deveria estar lá. Truman (que sempre quis viajar pelo mundo) começa a perceber que realmente existe algo errado quando tenta viajar de ônibus, mas este enguiça antes de sair do lugar, e quando Truman sai com seu carro e tenta viajar pelas estradas, mas se depara com um estranho vazamento da usina nuclear da cidade, que o obriga a voltar para casa à força. Em casa Truman quase agride Meryl, que grita "Façam alguma coisa!", e Truman não entende pra quem ela teria gritado. A partir daí as coisas começam a se esclarecer para ele. Paralelamente, do lado de fora do show, Sylvia (Natascha McElhone), que fora uma coadjuvante do show a anos e por quem Truman havia se apaixonado, luta para que ele descubra toda a verdade. Sylvia (que se chamava Lauren no programa) havia tentado contar a Truman toda a verdade sobre sua vida, mas foi retirada do show sem conseguir. E atualmente ela luta contra Christof pelo cancelamento do programa, para que Truman perceba todas as mentiras e verdades que rodeiam seu mundo.

COMENTÁRIO SOBRE O FILME:
O Show de Truman é considerado um dos melhores filmes da ultima decada consegue realizar um esplêndido trabalho e entender o que se passa facilmente, apesar da aparente complexidade do tema. O filme tem o mérito de não ficar apenas no enfoque superficial da coisa – pelo contrário – traz à tona muitas discussões do cotidiano atual, como o excesso de merchandising na TV hoje em dia e o poder de manipulação que a mídia exerce sobre as pessoas. Truman leva alegria e esperança para milhares de telespectadores em todo o mundo, sem saber que é a estrela e ao mesmo tempo a vítima de um sistema dominador, que procura atender seus interesses capitalistas, impondo um modelo social permeado por uma falsa e ilusória ideologia.
         O filme é de qualidade e muito interessante, adequado para discutirem-se as relações de dominância presentes na sociedade capitalista, justamente porque aborda a manipulação exercida pelos meios de comunicação de massa, num contexto de indústria cultural, levando pessoas, com alguma base em teoria crítica e indústria cultural, a inquirir sobre tais relações. Fazendo crítica à sociedade de consumo e à cultura de massa, mostrando um público de TV ávido para consumir esse show de verdade que é a vida de Truman, percebe-se uma crítica ao mundo pré-fabricado da mídia e a falta de ética com que a televisão se apropria da vida privada do indivíduo.

(Resenha por: Victor Padilha)


Um comentário:

  1. A resenha do filme "O Show de Truman", elaborada por Victor Padilha,narra a historia de Truman Burbank (Jim Carrey), protagonista de um reality show. Mas a ironia é que o próprio Truman protagonista e vítima da mídia. A resenha apresentou um comentario sobre a manipulação e influência que a mídia exerce sobre a vida das pessoas. A estruturalmente, a resenha apresentou todos os quesitos necessarios.

    By Diogo Leite

    ResponderExcluir