Exemplos de Resenhas

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Resenha do filme A.I. Inteligência Artificial por Fabricio Santos

AI é um clássico filme de ficção científica que busca retratar como será a vida no futuro. Tudo começa quando a Cybertronics, uma empresa produtora de robôs e/ou andróides que possuem aparência humana, planeja dar o passo inicial na criação de robôs filhos que sejam capazes de amar seus pais eternamente. E assim como planejado, fora concebido David, o primogênito de sua série.
No filme há uma o casal formado por Harry e Mônica, os quais estão na iminência de perder o único filho (Martim) que há anos vivera em estado vegetativo. Mediante a situação que enfrentara e havendo a possibilidade de adotar um andróide, Harry decidira por comprar um destes para presentear Mônica. Quando este chegara a sua residência, acompanhado de David, Mônica, a priori, assustara-se, entretanto após um momento o aceitara. Contudo Mônica ficara incerta quanto à questão de adotá-lo ou não, haja vista que a partir do momento em que este fosse programado apenas amaria aos pais responsáveis por sua programação e a ninguém mais, sendo a sua destruição o único destino caso os pais não o quisessem mais.
Apesar da incerteza, Monica decidira adotar David. Os primeiros momentos foram diferentes, pois ele observara a tudo e a todos, sempre buscando ser o mais humano possível em seus atos e em suas atitudes comportamentais. Isto é bastante notório durante os jantares. David assistira o comportamento de seus pais durante este período, chegando ao ponto de imitá-los, mesmo estando seu prato e seu copo vazios.
Mônica apresentara a David, Teddy, um super brinquedo e que por ser deste cunho afirma não ser um brinquedo. Ela deixa a cargo do ursinho uma parte do cuidado de David. Então algo inesperado acontecera, Martim saíra do estado vegetativo e então retornara à sua morada, fato que retirara o casal da situação sofrível pela qual perpassara.
A chegada de Martim desencadeara em David, mudanças comportamentais, pois o primeiro desenvolvera no segundo o ato de competição, notados nos instantes da disputa por Teddy e no momento de certo jantar, quando competem pela maior ingestão de salada. Martin mostrara-se um menino da má índole quando dissera a David que brinquedos são melhores ou são mais úteis quando estão quebrados e no momento em que o convencera de cortar uma mecha do cabelo de Mônica, afirmando que ela o amaria ainda mais. E David com toda sua inocência e imaturidade, decidira executar o plano proposto por Martin. Obviamente que algo sairia errado, mesmo porque esta era a intenção de Martim quando propôs a David que tomasse tal atitude. Então o andróide conseguira cortar uma mecha do cabelo de sua mãe, no entanto durante o ato ele acordara o casal. Harry ao ver atitude de David levantara e o reprimira. Assustado ele apenas afirmara que tomara tal atitude para que Mônica o amasse mais.
Em certo encontro na casa de Harry e Mônica, os amigos de Martim vêem David e dentre eles um questionara acerca dele. Com um objeto ponte agudo um dos meninos tenta expor o fato de que “mecas”, denominação que também era designada aos andróides, não sentiam dor, mas David era diferente, pois este dotara-se de sentimentos. Neste momento, quando percebera a ameaça, David abraçara-se em Martim o implorando para que ele o protegesse, no entanto ele gradativamente o puxara em direção a piscina, e acidentalmente eles caíram dentro desta. Martim então começara a se afogar. Harry imediatamente mergulhara na piscina e socorrera seu filho biológico.
Mediante as ações que David fizera, Mônica decidira devolvê-lo a Cybertronics, contudo ela não o devolvera a empresa, mas o abandonara numa floresta junto com Teddy, e também o orientara para que não seguisse em determinada direção, pois chegariam a Cybertronics, então eles o pegariam e o destruiriam. David, em suplício, implorara para que sua mãe não o deixasse, mas ela, mesmo sofrendo retornara a sua residência abandonando-o para sempre. Este é o momento em que David começara a, incansavelmente, aspirar em tornar-se uma criança de verdade, assim como no conto de Pinóquio. É como se o fato de Mônica o ter abandonado, fosse uma problemática instigadora a realização de sua vontade.
Vagando pela floresta, David deparara-se com inúmeros destroços de andróides. Ele localizara-se em um local designado de A feira de carne. Local este onde se realizara a destruição dos robôs, pois os participantes acreditavam no fato de que estes pudessem dominar o mundo e ultrapassar a espécie humana no que concerne ao intelecto. Durante sua estada na feira, David conhecera Joe, um andróide que fora programado para se prostituir e que se encontrara no referido lugar por ser acusado de homicídio de uma cidadã.
Joe, David e Teddy tornaram-se amigos, então Joe decidira ajudar David. Eles escapam ilesos da feira o fugiram em direção a Cidade Vermelha, uma localidade dominada pela alta tecnologia. Nela, Joe conduzira David ao Dr. Saber, uma super máquina apta a responder a qualquer questionamento. Através desta, ele toma mais conhecimento acerca da Fada Azul, todavia devido ao fato de Joe ser foragido, a polícia o encontra e o prende, entretanto David adentrara ao helicóptero militar e causara uma situação em que Joe conseguira fugir por uma segunda vez.
O destino que escolhera fora o Fim do Mundo, modo como Manhattan passara a ser chamada. Ao chagar ao destino, David entrara no edifício da Cybertronics, onde ele encontrara uma de suas cópias. Contudo David pensara ser único e exclusivo, fato que não era verídico. Devido a isto ele destruira sua cópia, afirmando ele, ser o único David. Então aparecera o Professor Hobby, que o acalmara e o revelara a triste realidade de que ele não pudera se tornar uma criança de verdade. Sem opção, David tentara o suicídio como forma aliviadora de seu sofrimento. Ele lançara-se do alto do edifício no oceano. Enquanto isto, Joe apenas assistira os fatos. Então David submerge exatamente em um parque de diversões cujo tema fora justamente sobe Pinóquio. Durante sua submersão ele avistara a Fada Azul, que na verdade não passara apenas de uma estátua.
Joe submergira com o helicóptero com o intuito de salvar David. Quando retornara a superfície, David relatara para Joe e Teddy, o fato de ter visto a Fada Azul. Muito determinado de sua vontade, ele decidira submergir ainda na esperança de a Fada o torne real. No momento da submersão a polícia encontrara Joe e o levara preso. Então David e Teddy submergiram para irem ao encontro da Fada Azul. Ele a encontra e a implora por algo que não pode ser realizado. Porém quando estavam submergindo cabos de aço partiram se e isto provocou a queda da roda gigante que prendeu o helicóptero no fundo do oceano e em frente à Fada Azul.
Dois mil anos se passaram, uma nova era glacial iniciara-se, os oceanos se congelaram e a espécie humana fora extinta. Com o término da humanidade, seres super inteligentes entraram em cena, estes buscavam através de pesquisas arqueológicas, vestígios sobre a espécie humana. Ao passar por Manhattan encontraram David, que agora era a única prova concreta de que um dia a humanidade fora real. Os seres extraterrestres o reanimaram assim como também a Teddy e leram sua mente. Então David descera do helicóptero e andara em direção a Fada, ele a tocara e ela iniciara a trincar fato que desencadeou sua quebra. Foi então que ele notara que a Fada Azul não passara de uma simples estátua.
Então David fora levado pelos seres super inteligentes, os quais se incumbiram de reconstruir a casa do mesmo. Um deles assume a forma da Fada Azul e conversa com David sobre o período de tempo que se passara e que Mônica não vivera mais, mas que houvera a possibilidade de recriá-la através de uma técnica de reconstrução corporal, mas que para isso seria necessário um fragmento do DNA da pessoa. Então Teddy fornecera a mecha de cabelo de Mônica, que guardara consigo no dia em que David fora convencido a cotar o cabelo dela.
Dessa forma Mônica volta à vida, mas por um único dia. Assim David aproveitara o único dia que pudera ser vivido por sua mãe da melhor forma possível. Eles brincaram e fizeram um bolo. Mas o fim do dia chegara e já era hora de dormir. David e Mônica dirigiram-se para a cama com o devido intuito. Sabendo que se tratara de um sono eterno por parte de sua mãe, David decidira dormir eternamente também. Ele deitara-se ao lado dela, unira suas mãos e juntos partiram para o lugar onde nascem os sonhos, sendo observados por Teddy em sua incansável missão de se manter integro.

13 comentários:

  1. Turma! [eu grito] Linda turma! [gritando também]. A juventude é mesmo uma dádiva. Sabiam?
    Vosso espaço é uma bela vitrine para o meu trabalho. Não vou ler a resenha, é longo o texto. Tenho que ser sincero. Estou numa árdua tarefa de divulgação. Conto com sua compreensão. Espero que entrem em meu blog. Abraços!

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

    Gostaria de lhe convidar para que comentasse o meu Lobato e O Rato. Ok?
    http://jefhcardoso.blogspot.com de blog em blog.

    ResponderExcluir
  2. Li toda esta resenha. Inicio agora minhas críticas construtivas e elogios.
    Negativamente, esta resenha do filme "A.I., Inteligência Artificial" está longa demais (o que pode afastar leitores), contém detalhes irrelevantes do filme, contém em excesso ações no tempo verbal Pretérito-Mais-Que-Perfeito (deviam-se usar mais os Pretéritos Perfeito e o Imperfeito), além de faltar a opinião de seu autor no final do resumo (o que caracteriza a resenha).
    Por outro lado, mostraram-se os pontos principais do filme, o autor desta resenha tende a "cultear" sua expressão e a escolha do filme está ótima.
    Parabéns e pratica mais tu.

    Rodolfo Alberto.

    ResponderExcluir
  3. Li todo o texto que fala do filme "Ai inteligência Articifial" e vejo um grande equívoco, pois não encontrei Resenha e sim um resumo do filme.

    ResponderExcluir
  4. David tem consciÊncia da finitude?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim ele tem consiencia ele foi feito como uma replica de um umano ele tem sentimentos igual a nos

      Excluir
  5. algume pode responder ae pra mim
    o filme trata de que assunto?
    qual a importancia desse filme para uma sociedade mergulhada na tecnologia?
    na sua opinião,o homem pode ser substituido pelas maquinas?

    ResponderExcluir
  6. olha o anônimo querendo que os outros repondam o seu trabalho escolar.

    ResponderExcluir
  7. quem sao os personagens mostrados no filme?

    ResponderExcluir
  8. Que Avaliaçao a revista faz do filme ? Que aspecto do filme sao ressaltados ?

    ResponderExcluir
  9. Minha nossa, caro anônimo, assista o filme, tenho certeza de que não vai ser um tempo perdido na sua vida. O filme é muito bom, e esse resumo está sensacional, parabéns para quem o fez, cada detalhe do filme é exposto aqui. ficou muito legal mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Quem escreveu esse texto não deve nem saber o que significa resenha. Eu parei de ler quando percebi que ele estava contando sobre praticamente todo o filme.

    ResponderExcluir